domingo, 23 de janeiro de 2011

Dicas de Integração Sensorial para Professores



Integração Sensorial é um processo neurobiológico inato que se refere à interpretação dos estímulos sensoriais do meio ambiente (Ayres, 1979). Quando uma criança tem um Transtorno de Processamento sensorial, a informação do meio ambiente e os próprios sentidos não estão bem organizadas no cérebro. Isso resulta em problemas no processamento de informações e alterações comportamentais e/ou emocionais de forma inadequada para a tarefa.

As dicas a seguir podem ajudar as crianças que são hipersensíveis ao toque, auditiva, visual e que necessitam de movimento para manter-se organizado na sala de aula.

Estratégias Organizacionais em sala de aula Geral

-Usar papel quadriculado para ajudar a organizar os problemas de matemática.
-Fornecer papel pautado para escrita(Caderno alibombom para escrita cursiva)
-Fornecer adaptadores de lápis para as crianças que têm dificuldade para preensão do lápis maduro.
-Lembre as crianças a utilizar as suas mão não-dominante para segurar o papel.
-Ajuste cadeiras e mesas para a altura adequada para cada criança. (Os pés devem tocar o chão. Altura da mesa deve ser logo abaixo do cotovelo da criança.
-Manter atenção auditiva,evitar as distrações visuais a um mínimo. (cartazes,painéis,portas e janelas)
-Se uma criança pressiona muito duro com o lápis(ou utilizar o lápis jumbo)
-Sempre a informação presente no melhor modalidade da criança. Visual, auditiva ou multisensorial atividades de aprendizagem podem facilitar a compreensão e memória.

As crianças que são sensíveis à luz, toque inesperado, muitas vezes preferem toque firme / pressão, o que ajuda a organizar seu comportamento. Mantenha as seguintes dicas em mente:

-Utilize pressão firme no ombro ou nas costas, ao invés de um posicionamento mão suave.
-Coloque a criança inquieta e dispersa com ajudante de sala.Pode favorecer uma maior organização do ambiente e das tarefas solicitadas.


Algumas crianças estão em "busca os estimulos sensoriais"(procura dos estimulos sensoriais com bastante intensidade) .Algumas idéias:

-Permitir que uma criança se sentar em cima de uma  almofadas. Este permite o movimento sem sair da mesa.
-Sugerir cinco minutos balançar ou subir/descer escorregador durante o recreio, antes de voltar para a aula. Depois,realizar uma atividade relaxamento. 
-Sugerir atividades para manter o nivel alerta, movimento rítmico (por exemplo,andar,pular, ou saltar), que pode ajudar aumentar o nivel de alerta para o sistema nervoso central.
-Peça à criança para apagar a lousa ou executar tarefas com outros professores, para lhes permitir obter um movimento extra. Melhora auto-estima e favorece uma mior organização comportamental. 



Algumas crianças também precisam de estímulos sensoriais extra para suas boca e mãos.Ajuda uma melhor organização do seu comportamento, tais como:

-garrafas de água na mesa 
-Respiração(inspiração/expiração) (Exemplo:balão,apito,bolinha de sabão) 10 vezes e depois iniciar a próxima atividade.
-Mastigar uma chiclete ou tomar água com canudo.


-Brincar com algo em suas mãos(massinha,argila,apertar bolinhas texturizadas)
-Pendurar pelos braços nas barras ou empurrar a parede durante 20-30 segundos de cada vez.
-Empurrar / carregar objetos pesados (por exemplo, carregar livros, empurrar cadeira e mesa)


-Carregar uma mochila com livros pesados ou saquinhos de feijão (deve ser usado por apenas 15-20 minutos a uma hora, entre uma ou duas horas)
-Um canto de leitura com uma cadeira e saquinhos de feijão(no colo da criança) uma ótima dica para acalmar a criança e aumentar o nivel de alerta para leitura.




Fonte: pela T.O Kari Hall Shanks, MA, OTR em Denver,Colorado.





Um comentário:

  1. Olá Johanna, não sei se já te mandei mensagens mas leio seus posts, e acompanho suas palestra, sensacionais como sempre. Eu tenho uma clinica de autismo em Maringá, hoje com mais de 200 crianças, estamos contratando T.O, se vc souber de alguém que tenha interesse poderia passa nosso e-mail diretoria@idearicardofilho.com.br. Obrigada

    ResponderExcluir