Seu filho tem estado inquieto, com lentidão para escrever ou a letra está ilegível?
Se a resposta foi positiva, observe bem o caderno escolar e as atitudes da criança, pois ela pode estar com disgrafia, termo que representa a incapacidade de escrever corretamente.
Disgrafia é uma alteração da escrita normalmente ligada a problemas perceptivo-motores.
A disgrafia é também chamada de letra feia. Isso acontece devido a uma incapacidade de recordar a grafia da letra. Ao tentar recordar este grafismo escreve muito lentamente o que acaba unindo inadequadamente as letras, tornando a letra ilegível.
Algumas crianças com disgrafia possui também uma disortografia amontoando letras para esconder os erros ortográficos. Mas não são todos disgráficos que possuem disortografia.
A disgrafia, porém, não está associada a nenhum tipo de comprometimento intelectual.
Características:
- Lentidão na escrita.
- Letra ilegível.
- Escrita desorganizada.
- Traços irregulares: ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou muito leves.
- Desorganização geral na folha por não possuir orientação espacial.
- Desorganização do texto, pois não observam a margem parando muito antes ou ultrapassando. Quando este último acontece, tende a amontoar letras na borda da folha.
- Desorganização das letras: letras retocadas, hastes mal feitas, atrofiadas, omissão de letras, palavras, números, formas distorcidas, movimentos contrários à escrita
-Desorganização das formas: tamanho muito pequeno ou muito grande, escrita alongada ou comprida.
-O espaço que dá entre as linhas, palavras e letras são irregulares.
-Liga as letras de forma inadequada e com espaçamento irregular.
O disgráfico não apresenta características isoladas, mas um conjunto de algumas destas citadas acima.
Tipos:
Podemos encontrar dois tipos de disgrafia:
Disgrafia motora (discaligrafia): a criança consegue falar e ler, mas encontra dificuldades na coordenação motora fina para escrever as letras, palavras e números, ou seja, vê a figura gráfica, mas não consegue fazer os movimentos para escrever
Disgrafia perceptiva: não consegue fazer relação entre o sistema simbólico e as grafias que representam os sons, as palavras e frases. Possui as características da dislexia sendo que esta está associada à leitura e a disgrafia está associada à escrita.
Sabe-se que é necessário adquirir certo desenvolvimento ao nível de:
- coordenação visuo-motora para que se possam realizar os movimentos finos e precisos que exigem o desenho gráfico das letras;
da linguagem, para compreender o paralelismo entre o simbolismo da linguagem oral e da linguagem escrita;
-da percepção que possibilita a discriminação e a realização dos caracteres numa situação espacial determinada; cada letra dentro da palavra, das palavras na linha e no conjunto da folha de papel, assim como o sentido direcional de cada grafismo e da escrita em geral.
Orientações para os pais e Escola
- Estimular a memória visual através de quadros com letras do alfabeto(maiúsculas e minúsculas), números.
- Não exigir que a criança escreva vinte vezes a palavra, pois isso de nada irá adiantar.
-Não reprimir a criança e sim auxiliá-la positivamente.
-Reforçar o aluno de forma positiva sempre que conseguir realizar uma conquista.
-Na avaliação escolar dar mais ênfase à expressão oral e adaptações da prova (tamanho do espaço para escrita e na matemática(pode deixar utilizar a folha papel quadriculado 0,7x0,7 cm na escrita e na matemática - adição,subtração)
-Evitar o uso de canetas vermelhas na correção dos cadernos e provas.
-Conscientizar o aluno de seu problema e ajudá-lo de forma positiva.
O aperfeiçoamento da escrita tende a compensar os déficts na mesma, na medida em que se pretende melhorar os fatores funcionais que afetam o ato de escrever. Deste modo apresentam-se alguns recursos e exercícios que poderão ser úteis neste domínio.
A) Pautas
- Lisa unilineal: permite à criança apoiar corretamente a escrita, mas não dá resposta aos problemas de dimensão ou espaçamento.
- Lisa de duas linhas: as letras baixas são adequadamente situadas entre duas linhas, o que compensa parcialmente o problema das dimensão das letras.
- Lisa de duas linhas: as letras baixas são adequadamente situadas entre duas linhas, o que compensa parcialmente o problema das dimensão das letras.
- Quadriculdada: permite adequar a escrita em termos de dimensão e espacialização. Convém utilizar quadrículas grandes para que a criança não tenha de fazer um esforço perceptivo suplementar e desnecessário.
B) Exercícios de Aperfeiçoamento
-Transtornos de proporção
O uso de pautas quadriculadas pode corrigir os transtornos de dimensão das letras. Deve-se dar à criança algumas orientações: as letras ascendentes ou descendentes ocupam três quadrados, as letras baixas apenas uma.
- Transtornos de ligação entre entre letras
• Exercícios de reaprendizagem da forma das letras.
• Exercícios de repassar palavras e frases sem levantar o lápis.
• Pôr palavras com letras separadas para que a criança as una de forma correta.
- Transtornos de Espaçamento
O uso de pautas quadriculadas com o estabelecimento de deixar três quadriculas entre as palavras pode ajudar na homogeneidade do espaçamento.
- Posição do corpo (controle postural/apoio dos pés no chão)
-Posição da mão/dedos
-Posição do papel
Posições incorretas frequentes na disgrafia:
• o lápis é segurado com a colocação de dedo polegar por cima do mesmo. Desta forma, a mão cansa-se mais, uma vez que o dedo polegar tem uma função de suporte e ao colocar-se em cima do lápis atrasa a escrita e provoca sensações dolorosas ou de fadiga na mão.
• flexão excessiva de um ou vários dedos durante a escrita, o que gera sensações desagradáveis durante a escrita.
• inadequada postura do ângulo que forma a mão ao escrever com o papel. É mais comum entre canhotos, mas também acontece nos destros. Esta posição leva a fadiga e sensações dolorosas do punho.
• a criança segura o lápis com os dedos indicador e polegar.Progressivamente a criança deve ser ensinada a utilizar a pinça fina (indicador, polegar e médio).
A criança segura o lápis com os dedos indicador e polegar e estabiliza no dedo médio.Os dedos anular e mínimo tem a função estabilidade.Mobilidade na escrita são os dedos pinça fina (indicador e polegar).
Obrigada por abordar este tema tenho uma filha de 10 anos e desconfiei que tinha algo erado a escola só sabia reclamar da letra e mandar fazer caligrafia agora eu posso tentar ajuda-la.!!
ResponderExcluirUm grande abraço
Graziele
Tenho um filho de 10 anos, que aos 6 anos foi diagnosticado Disgrafico, desde então e uma grande maratona, devido a pressão na escola, por professores ele desenvolveu tbm uma depreção infantil, fiz terapia um ano com psicologo, fono, mas a melhora foi muinto pouca. O que eu posso fazer para melhorar a vida do meu filho?
ResponderExcluirsugiro que vc procure um terapeuta ocupacional
Excluir
ResponderExcluirAmei seu blog é muito fofo e me ajudou bastante obrigado.
Veja mais:
Atividades para alunos com dislexia
Vídeo para alunos com dislexia
Dislexia como identificar e ajudar o aluno
Atividade para crianças com dislexia
Atividades para alunos com dificuldades de aprendizagem
PErfeito, só uma duvida, a avaliação de Disgrafia é feito por Terapeuta Ocupacional??
ResponderExcluirO meu filho tem 7anos, ele começou apresentar dificuldades na escrita. Ontem nos passamos com um neuro com especialização em defit de aprendizagem. Ele pediu uma tomografia sem contraste e nos encaminhou para uma fono e uma neuropsicologica onde fará alguns testes para verificar a parte motora, defitatencional... espero ter ajudado.
ResponderExcluirMeu filho apresenta as características de disgrafia, ano passado, sua professora e eu estávamos trabalhando juntas para auxilia-lo mas esse ano mudamos de estado, e na nova escola ainda não consegui fazer a professora entender, e buscar avalia-lo não somente pela escrita. Sua notas abaixaram muito, mas ele compreende bem os conteúdos, mas quando escreve, nem ele entende sua letra,e a professora acaba avaliando a prova escrita. Estou me informando mais e buscando exercícios que o auxilie.
ResponderExcluirQual profissional podemos procurar para auxiliar a criança com letra feia (Disgrafia)?
ResponderExcluirBusquei relembrar o conceito de disgrafia e encontrei o esclarecimento acerca da disortigrafia, que vai me ajudar a refazer as atividades de uma criança que atendo. Muito bom, Johanna. Obrigada.
ResponderExcluirBusquei relembrar o conceito de disgrafia e encontrei o esclarecimento acerca da disortigrafia, que vai me ajudar a refazer as atividades de uma criança que atendo. Muito bom, Johanna. Obrigada.
ResponderExcluir