sexta-feira, 11 de março de 2011

Marcos das Habilidades Motricidade Fina para Pré-escola


O desenvolvimento de habilidades motoras finas começa no nascimento e progride ao longo dos anos na pré-escola.
Na  pré-escola,a criança que ainda não atingiu um dos marcos da motricidade fina, fale com o pediatra do seu filho para obter mais informações sobre o desenvolvimento motor fino ou sobre uma avaliação para detectar um possível atraso habilidade motora fina.
Nascimento: Marco Motoridade fina-Reflexo Palmar


Os bebês saudáveis nascem com um reflexo chamado Reflexo Palmar. Quando um objeto toca a palma da mão de um bebê recém-nascido saudável, a mão do bebê vai responder com a Reflexo Palmar e os dedos curvados ao redor do objeto. O objeto pode ser o dedo do pai, um chocalho ou qualquer objeto que é pequeno o suficiente para os dedos de um bebê.

4-6 meses: Marco Motricidade Fina- Preensão Palmar


 Entre as idades de quatro e seis meses, o reflexo Palmar vai embora e passa a ter a preensão palmar em bebês saudáveis. A preensão palmar parece idêntico ao reflexo Palmar, mas agora o cérebro do bebê e do sistema nervoso inicia movimentação dos dedos ao redor dos objetos. Desde o Reflexo Palmar foi embora, os bebês nem sempre envolvem os dedos ao redor dos objetos colocados em suas mãos. Usando a preensão palmar, o bebê pode segurar objetos em suas mãos por um período de tempo e podem agitar chocalhos, agarrar o dedo dos pais ou envolver suas mãos em volta do cabelo da mãe.

10-12 meses: Marco Motricidade Fina-Pinça Fina 


Com 10-12 meses,os bebês  podem pegar objetos pequenos com o polegar e o dedo indicador, ele dominou o movimento pinça fina. Um marco importante no desenvolvimento da coordenação motora fina, a preensão em pinça permite que a mão de uma criança para pegar objetos pequenos com o polegar e seu dedo indicador. A pinça fina  irá melhorar durante os anos pré-escolar e, eventualmente, ser úteis para uma variedade de atividades de habilidade motora fina, como abotoar roupas,abrir ziper, desembrulhar uma bala, abrir a pasta de dente.. 

3-4 anos: Marco Motricidade fina-Preensão Tripé (tripode -3 dedos indicador, polegar e dedo médio)

A Preensão Tripé  é o estágio inicial movimentação fina(3 dedos). Na idade 3-4 anos de idade, pré-escolar deve ser segurar  um lápis marcador, ou pincel com as pontas dos dedos, em vez de na palma da mão. Embora a parte "tri" do tripé  significa "três" em "agarrar três dedos"-Preensão Tripude
6-7 anos: Marco Motricidade Fina -Preensão Trípode dinâmica

Por seis- sete anos de idade, as crianças típicas deve ser capaz de segurar um lápis ou pincel  com os três pontos: o polegar, indicador e o dedo médio. A Preensão Tripode dinâmica não usa o dedo anular e o dedo minimo no lápis marcador, ou pincel. De seis a sete anos de idade deve ter a força, agilidade e destreza e capacidade para escrita com firmeza para escrever linhas, curvas e letras no papel.

Se seu bebê ou criança não atingiu nenhuma das etapas acima, as idades referidas, conversa com  pediatra da criança para uma avaliação Terapeuta Ocupacional Infantil. Quando uma criança não atingir um marco motora fina com a idade típica de desenvolvimento constantes, pode ser um sinal de que a criança tem um atraso do desenvolvimento motor fino

3 comentários:

  1. Realmente devemos observar desde muito cedo, a forma com que tanto nossos filhos como os educandos seguram o lápis pois faz uma grande diferença interferindo no desenvolvimento da escrita.
    Vale lembrar que a solução para o que julgamos ser um problema pode ocorrer de maneira simples e em casa mesmo. No entanto ao perssistir não deixe de consultar um médico, psicopedagogo ou terapeuta. bjs.

    ResponderExcluir
  2. Joana gostaria muito de entrar em contato com vc para possível curso de integração sensorial. Vc poderia me escrever ou deixar aqui seu email?

    vmacandido@yahoo.com.br
    Aguardo contato
    Vilma- mãe de um rapazinho autista

    ResponderExcluir
  3. Olá Vilma,
    vou entrar em contato com vc pelo seu email.
    Abraço
    Johanna

    ResponderExcluir