domingo, 17 de abril de 2011

Como melhorar a velocidade na escrita infantil

Mesmo com os computadores na escola, as crianças ainda escrevem artigos, trabalhos de matemática, provas, redação e bastante cópia de quadro .Se você observar que o seu filho, se esforça para completar as tarefas escritas à mão, tome algumas providências para ajudá-lo a aumentar sua velocidade.

 Existem várias causas para a escrita lenta, incluindo dificuldades de aprendizagem.

O Protocolo de Avaliação explica que a fadiga muscular da mão, a má postura, imaturidade segurar lápis(preensão inadequada), posicionamento incorreto de papel e maus hábitos também contribuem para a lenta caligrafia.

Faça exercícios para reforçar a formação da letra correta e exercícios para melhorar o posicionamento do seu filho, a destreza e força da mão para aumentar sua velocidade.

DICAS DE EXERCICIOS PARA MELHORAR A VELOCIDADE NA ESCRITA

-observar a postura sentada com apoio dos pés, apoio do antebraço na mesa, papel inclinado 45 graus para direita(canhoto), preensão do lápis - indicador e polegar com estabilização do dedo médio.

- Deixar que seu filho realize  atividades de escrita (bilhete, carta, receitas ou lista de supermercado).Pratique diariamente exercícios de escrita.

- Deixar ele copiar um parágrafo de um livro ou escolher seu próprio tema. Diga a ele não se preocupar com a ortografia, mas se concentrar apenas em sua velocidade de escrita.

- Deixar o seu filho escrever em papel quadriculado para ajudá-la a manter suas letras um tamanho consistente e usar um cronômetro para desafiá-la a completar uma linha de escrita em um determinado período de tempo.

- Usar diferentes tipos de papel, tais como jornal, papel, cartolina ou mesmo de papelão, corte e realize algumas atividades de perfuração- para  ajudar a fortalecer as mãos. (uso de furadores)

- apertar um objeto e, segurando a posição por cinco segundos para  fortalecer os músculos das mãos e dos dedos. Tente apertar uma bola de tênis ou uma bola texturizada como a maior freqüência possível durante todo o dia. Espalhando seus dedos e mãos abertas como possível pode fortalecer os músculos.

- fazer alguns exercicios de oposição do polegar para aumentar a força e mobilidade, usando os dedos de uma mão para fortalecer um ao outro.Tocar as pontas dos dedos polegar e indicador juntos e apertá-los juntos por cinco segundos. Em seguida, tocar a ponta do polegar à ponta de cada dedo.

                                         

 - Rasgar e amassar o papel
 Esta atividade pode ser feita com diferentes tipos de papel - papel de tecido, papel comum ou papel de construção. Outros exercicios de fortalecimento puxar, empurrar, apertar e carregar.
Exercicios de empurrar uma bola, a parede ou própria mão.

Exercicios de puxar uma corda ou um elástico.


3 comentários: