segunda-feira, 25 de abril de 2011

Por que as crianças devem aprender a escrever com letra de fôrma para depois passar para a cursiva?


Esta escolha está relacionada ao processo de construção das hipóteses da escrita. Durante a alfabetização inicial, os pequenos trabalham pensando quais e quantas letras são necessárias para escrever as palavras. As letras de fôrma maiúsculas são as ideais para essa tarefa, já que são caracteres isolados e com traçado simples - diferentemente das cursivas, emendadas umas às outras. O aprendizado das chamadas "letras de mão" deve ser trabalhado com crianças alfabéticas, que já têm a lógica do sistema de escrita organizada. Antes de estarem alfabetizadas, elas entram em contato naturalmente com as letras cursivas e as de fôrma minúscula e até podem ser apresentadas a elas, desde que tal contato fique restrito à leitura.

Uma criança que está aprendendo escrever em letra cursiva,existem três componentes importantes para este tipo de letra como: 
- formação letra correta
- tamanho letra uniforme
- inclinação uniforme.

As crianças devem se concentrar em um objetivo em uma primeira formação correta, o tamanho e, em seguida inclinação.


Praticar as letras cursivas isoladas com espaçamento  
- usar um palito de picolé ou alguma outra ferramenta que pode ser colocado no papel para o espaçamento uniforme. (Usando um ou dois dedos é muitas vezes sugerido pelas professoras)
- utilizar o alfabeto com a escrita de cada letra com setas (indicar o sentido da escrita)
- caderno pauta (alibombom ou folha quadriculada) para treinar letras maiúsculas e minúsculas
- As crianças devem usar a escrita cursiva  outros tipos de ferramentas para melhor controle da preensão e graduação de força na escrita. 
- Não se preocupe sobre o tamanho da letra num primeiro momento, ao contrário, enfatizam a forma, deixá-los desenhar em papel branco como marcadores, lápis, pincéis ou que permitam uma menor pressão. 
- As habilidades motoras finas para letra cursiva ocorre por volta 6-7 anos 
- observar a posição sentada adequada para escrita cursiva 
- superficie plana(mesa) e em alguns casos plano inclinado(crianças baixa visão, canhoto,etc)
- os pés devem estar apoiados no chão ou em uma caixa, ao invés de balançando.
- A altura inadequada  da mesa, uma má postura ou esforço incorreto da posição do corpo ou os pés  balançando exigem uma maior esforço físico, aumentando a fadiga.

Não se deve antecipar o processo de ensino da escrita cursiva. Se exigir da criança que comece a escrever a letra cursiva  antes de ela ter maturidade cognitiva e motoras necessárias que costumam surgir em torno
6-7 anos, o resultado tende a ser frustação, baixa auto-estima, letra ilegível que podem comprometer o sucesso escolar no futuro.

6 comentários:

  1. Johanna...

    Como professora de sala de recursos tenho presenciado várias situações onde o professor busca a escrita cursiva de seus alunos e não a compreensão desta e sabemos que a criança precisa escrever, e maneira como isto acontece depende de cada um. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Oi Márcia,
    seja bem-vinda!
    concordo com você.tenho vários pacientes com dificuldades coordenação motora fina principalmente para escrita cursiva e excelente no aspecto cognitivo.Devido a exigência dos professores deste tipo de letra,as crianças demonstram bastante desinteresse e desmotivação para escrever. Infelizmente.
    Grande abraço
    Johanna

    ResponderExcluir
  3. Olá Johanna, acabei de conhecer teu blog e calro ja adorei.
    Minha filha está com 4 anos e meio e o livrinho dela ja ensina letra cursiva, achei muito precoce,e claro como toda criança ela tem dificuldades.
    Irei conversar com a coordenação pedagógica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. ola Joana, adoro seu trabalho! Sou mãe de um garoto que apresenta autismo, ele tem quase 6 anos e escreve seu primeiro nome sozinho em letras maiusculas. A escola esse ano comecou a apresentar letras cursivas nas tarefas, vejo que ele tem dificuldade nas consoantes. Pensei em nao trabalhar com ele mais letra cursiva, ja que ele gosta de escrever a maiuscula. Mas, ao mesmo tempo penso estar privando meu filho de um conhecimento que ele pode vir talvez a praticar. Gostaria de saber sua opiniao? Abraco.

    ResponderExcluir
  5. minha filha tem 6 anos ela ainda nao sabe le o que eu devo fazer

    ResponderExcluir