sexta-feira, 24 de junho de 2011

Problemas de Integração Sensorial - Sensibilidade ao toque


seu filho fica nervoso quando seu rosto é tocado?  ele insiste em remover todas as etiquetas de todas as suas roupas? Ele é cauteloso em tocar as coisas que ele acha que pode se sentir pegajoso ou difícil? Ele prefere  certos tecidos e tem uma aversão em usar outros? Seus pés são realmente sensíveis?

Se este for o caso, então o seu filho, ele tem uma sensibilidade ao toque. Este é um dos problemas de integração sensorial que pode ocorrer em crianças, e é  conhecido como "defesa tátil".

Você deve saber que o toque tem um papel essencial no desenvolvimento social e emocional das crianças e que lhes permite construir sobre seus relacionamentos existentes e também ajuda-los a fazer novas conexões. Esta é a função que liga uma mãe com seu recém-nascido.

Outra função que desempenha o toque é a de ser um sistema de alerta e um indicador de dor. É devido a esta função que o nosso cérebro registra a dor. Eventos que são dolorosas pode nos alertar sobre o que está a seguir, muitas vezes obrigando-nos a tomar decisões rapidamente para evitar maiores danos.

No entanto, existem casos em que as sensações de toque são erroneamente registrado pelo cérebro devido a anormalidades no sistema tátil de uma criança sensorial. Uma criança, em tal cenário, pode acabar se sentindo ameaçado por uma sensação de toque que poderiam ser vistos como inofensivos. Se seu filho tem reações extremas em situações aparentemente inofensivo, ele poderia sofrer de sensibilidade ao toque.
Se o seu filho tem essa condição, então é muito importante que ele receba o tipo certo de cuidado e atenção. Alguma sensação física pode ser visto como uma ameaça para seu filho.
Uma sensação aparentemente lisa pode ser a causa da dor imensa a sua criança. Isso teria um efeito adverso sobre o seu comportamento .Seu filho, neste momento, poderia  reagir com grito, choro ou raiva.

 Este é um distúrbio de integração sensorial que pode afetar a capacidade de aprendizagem do seu filho. 

3 comentários:

  1. Meu filho e especial e quando toco nele ele fica rindo sem para e muito difícil pra colocar a roupa pra da banho pra sair de casa ele ri tanto que vomitam ja por duas vezes quê ele quase morre nos meus brasos porque se engasgou de tanto ri eu tenho trauma de bota roupa nele

    ResponderExcluir
  2. Meu filho e especial e quando toco nele ele fica rindo sem para e muito difícil pra colocar a roupa pra da banho pra sair de casa ele ri tanto que vomitam ja por duas vezes quê ele quase morre nos meus brasos porque se engasgou de tanto ri eu tenho trauma de bota roupa nele

    ResponderExcluir
  3. Meu filho e especial e quando toco nele ele fica rindo sem para e muito difícil pra colocar a roupa pra da banho pra sair de casa ele ri tanto que vomitam ja por duas vezes quê ele quase morre nos meus brasos porque se engasgou de tanto ri eu tenho trauma de bota roupa nele

    ResponderExcluir