DOMINÓ DE QUANTIDADES E NUMERAIS EM RELEVO
Permite o desenvolvimento da discriminação visual e discriminação tátil. Auxilia no desenvolvimento da relação entre quantidade e numeral. Descrição: Dominó confeccionado em madeira com aplicação de material emborrachado (E V A).
Permite o desenvolvimento da discriminação visual e discriminação tátil. Auxilia no desenvolvimento da relação entre quantidade e numeral. Descrição: Dominó confeccionado em madeira com aplicação de material emborrachado (E V A).
QUEBRA-CABEÇA DE CUBOS
Permite trabalhar com a percepção visual, preensão e discriminação de figuras (parte/todo). Cada parte do cubo apresenta uma figura, sendo possível montar 6 desenhos diferentes. O manuseio do cubo foi idealizado para a coordenação com ambas as mãos (bimanual). Indicado para alunos que apresentam dificuldade coordenação motora. Por ser um material leve, não é recomendado para alunos com paralisia cerebral do tipo atetóide, que apresentam movimentos involuntários. No caso desses alunos, seria recomendado cubos mais pesados Descrição: Este quebra-cabeça é feito de caixa de papelão, em formato de cubo, plastificado e com aplicação de figuras.
Facilita a discriminação de peso, tamanho, cor, forma, dentre outros. Confeccionado para um grupo de alunos da pré-escola que apresentava deficiência física. Propicia uma grande variedade de atividades tais como: separação de formas, identificação de cores, aquisição de noções de peso, massa e volume.Descrição:
Este jogo é composto por uma caixa. A caixa possui uma divisória que pode ser retirada. Fazem parte do jogo peças coloridas em forma de esferas e cubos, de diversos tamanhos, confeccionadas com madeira, isopor ou borracha. Esses materiais conferem diferentes texturas e diferentes pesos.
ÁBACO DE ARGOLASEste jogo é composto por uma caixa. A caixa possui uma divisória que pode ser retirada. Fazem parte do jogo peças coloridas em forma de esferas e cubos, de diversos tamanhos, confeccionadas com madeira, isopor ou borracha. Esses materiais conferem diferentes texturas e diferentes pesos.
Auxilia na compreensão do sistema de unidades, na aquisição da noção de cores. Foi confeccionado para um aluno com dificuldade de preensão, que, ao invés de fazer preensão em pinça, enfiava os dedos dentro das argolas e as colocava no suporte de madeira Descrição: Construído com argolas de papelão, placa de madeira e cabos de vassouras. As argolas são pintadas de diferentes cores.
Auxilia na coordenação viso-motora, na noção de parágrafo, espaço delimitado e na seqüenciação. É um recurso que também pode ser utilizado na alfabetização, por alunos que não possuem a coordenação motora fina para trabalhar com lápis e papel.Descrição: Caderno confeccionado em madeira resistente, medindo 40 cm de largura por 60 cm comprimento. Contém canaletas que representam as linhas do caderno. O espaço entre as canaletas pode ser variável dependendo da necessidade de cada aluno. O caderno é acompanhado por um alfabeto de madeira possuindo várias letras.
ALFABETO LAVÁVEL
Permite ao aluno executar exercícios de alfabetização. O material plastificado aumenta a durabilidade e manuseio e permite a higienização decorrente de sialorréia (baba). Descrição: Material confeccionado com
papel cartão e, posteriormente, plastificado.ou de madeira.
BINGO DE PALAVRAS E LETRAS
Leva o aluno a reconhecer e memorizar as letras do alfabeto. Favorece o treino de atenção. É utilizado como alternativa para escrita quando o objetivo é a fixação de símbolos gráficos.O bingo facilita o ato de escrever que, muitas vezes, provoca o cansaço do aluno com paralisia cerebral devido a espasticidade ou movimentos involuntários.
Fonte:http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/rec_adaptados.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário