segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Como brincar de faz de conta com uma criança?

 A fantasia é fundamental para a criança entender a realidade que a cerca. Para as crianças que tem uma deficiência física, visual, auditiva ou mental,o faz-de-conta representa uma brincadeira bastante dificil de compreender e interagir como o outro. Algumas crianças apresentam dificuldades de interação e exploração com os brinquedos.

como brincar de  faz de conta com uma criança.....
- organização do ambiente (evitar vários estimulos externos como outros brinquedos ou televisão)
-estruturação da brincadeira
- presença de um adulto no brincar  
- Tipos de brinquedos (boneco ou boneca e objetos como escova de dente, pasta de dente, sabonete, toalha, shampoo, pente, peças de roupas, panela, prato, colher, copo e  frutinhas ou comidinhas) ,telefone, carrinhos, animais, etc.
- imitar a açãoes diárias como comer, dormir, tomar banho, ir ao supermercado /padaria, dirigir o carrinho para ir á escola.
 porque algumas crianças tem dificuldade na brincadeira faz de conta?
- Dificuldade compreender este tipo de brincadeira simbólica.
- Dificuldade para interação e exploração dos brinquedos 
- É fundamental a presença do adulto como intervenção
- O adulto representa uma motivação no apoio verbal, contato afetivo, interação social e organização do ambiente.


É fundamental para desenvolvimento cognitivo e social destas crianças o apoio de um adulto para ensinar e ajudar neste tipo de brincadeira de caráter simbólico.

7 comentários:

  1. Johana o seu blog é fantástico e tem nos ajudado bastante. Parabéns!

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  2. muito legal este seu texto. Gostei muito. Sucesso.

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  3. Johanna, seu blog é muito bom, e eu gosto das suas sugestões e tento seguir. Desta vez tenho uma dúvida. Minha filha é autista e tem quase 7 anos. Muitas vezes começo uma brincadeira simbólica mas ela não me acompanha. Devo pedir a companhia dela ou ficar brincando sozinha até ela querer me acompanhar? Quanto tempo devo esperar antes de desistir? Em geral, ela me assiste algum tempo mas logo perde o interesse e vai procurar outra coisa para fazer.
    Um abraço e obrigada desde já pela ajuda.

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  4. Johanna, muito bom o post! Parabéns! Bjo.

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  5. Oi Mônica,
    Em relação a sua dúvida,as crianças autistas tem bastante dificuldade neste tipo de brincadeira mas é importante para o desenvolvimento e aprendizado principalmente pela questão da linguagem/fala, cognitivo e social.
    Inicia com brincadeiras simples,utiliza frase curtas e simples,estimula o contato visual e períodos curtos como passar creme nas partes do corpo da criança e depois na boneca como mão e o pé ou comer um biscoito a criança e depois a boneca.
    Evita estimulos externos e muitos brinquedos.O importante é tentar um pouquinho todos os dias.Não desista.
    Qualquer dúvida,pode enviar por email.
    beijos
    Johanna

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  6. obrigada pelo carinho da Clínica Fono,Bruna e Sueli.
    beijos

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  7. Obrigada, Johanna. Vou continuar tentando.
    Beijos

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