segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dica de Brincadeiras Sensoriais parte 2

Eu adoro esses sacos sensoriais. Tornando-se divertido para sentir texturas diferentes e brincar com eles ...


Saco Sensorial - gel de cabelo e corante alimentar de cores diferentes.....Muito legal!!!


..... pode colocar objetos de tamanhos diferentes....


......saquinhos pequenos para apertar com os dedinhos.

 ......ou colocar estrelinhas de gel, letrinhas, números, etc...

14 comentários:

  1. Ana,
    esses saquinhos são super divertidos.as crianças adoram..vc pode colocar também macarrão pequeninhos de letrinhas ou bichinhos.Muito legal!!!
    Seja bem-vinda!!
    beijos
    o seu blog tb é o máximo.Adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei a idéia... já tinha visto algo parecido, mas não com essas dicas. Aliás, estou com umas letrinhas de silicone aqui que não sabia que rumo dar, agora já sei. Dá para treinar a escrita de letrinahs neles também, né? Obrigada!

    Luciana
    estimulandomeusfilhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciana,
    Seja bem-vinda!
    Legal essa idéia também...
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa, sou professora de crianças pequenas - 4 anos. Agora que descobri este cantinho, vou linkar no meu e voltarei sempre para compartilhar ideias. No Projeto sobre alimentação que fiz com meus alunos, fiz estes saquinhos utilizando sementes de frutas, ficou muito bacana e eles aprenderam bastante. Aproveitei potes de lenços umedecidos e coloquei especiarias como cravo, canela, erva-doce etc. As crianças cheiram e tentam adivinhar o que tem dentro. Foi uma delícia!

    Adorei todas as tuas dicas, vou aproveitar bastante. Muito obrigada por dividir.

    Se quiser me visitar, vou adorar.
    http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Professora Márcia,
    muito legal a sua idéia também...
    Seja bem-vinda!!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Johanna,
    chamo-me Catarina e também sou terapeuta ocupacional em Portugal. Frequento o seu blog há algum tempo mas, infelizmente, nem sempre o consigo fazer com muita frequência.
    Antes de mais gostava de lhe dar os parabéns pela iniciativa e pelo dinamismo. Além do mérito por criar um espaço tão valioso de partilha de conhecimento, a Johana tem também o de conseguir actualiza-lo com bastante assiduidade.
    À semelhança deste seu trabalho, eu e um grupo de colegas e amigas, também criámos um blog onde vamos registando informações, reflexões, análises de actividades e algumas ideias que vamos tendo e que nos parecem originais - pelo menos por nunca as termos observado noutros sítios. Mas infelizmente não temos conseguido actualiza-lo com tanta frequência quanto gostaríamos (oficinadobrincar.blogspot.com - apareça e dê-nos as suas opiniões...)
    Mas escrevo-lhe neste espaço porque hoje aconteceu uma coisa muito curiosa. Estava a visitar o seu blog e qual não é o meu espanto quando me deparo com esta actividade!Há muito pouco tempo, criámos uns saquinhos muito semelhantes julgando estar a fazer algo inédito. Usámos creme de barbear misturado com tintas de cores variadas e fortes (amarelo, vermelho...) e selámo-los com uma máquina antiga que eu tinha cá em casa, que em tempos se usou para selar os sacos da carne/legumes antes de congelar! O nosso objectivo inicial era usa-los com crianças pequeninas com quem aplicamos técnica restritiva, para promover a utilização da mão lesada em extensão e em estiramento para deslocar alguns objectos que lá pudéssemos colocar. Acabámos por utiliza-los em muitas outras actividades...
    É fantástico como, tão longe e sem sequer nos conhecermos, nos lembramos de coisas semelhantes. E esta é apenas um exemplo!
    De facto, enquanto t.o.'s devemos ter um gene comum, parecemos uma família... enfim!!
    Mais uma vez parabéns e muito obrigada, Johana!

    ResponderExcluir
  7. Olá Johanna, que tipo de gel você utilizou?

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde ,onde encontra estes sacos plásticos para comprar ?

    ResponderExcluir