segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Transtorno Espectro Autista - Procurando Sensações ?


 Procurando sensações?

Busca ou Procura Sensorial compreende a necessidade de obter estimulos mais intensos, com maior duração e maior frequência para poder responder a eles.

A criança está em constante movimento,procurando atividades como correr, pular, balanceio, emitir sons estranhos, bater mãos e pés, rodar e aproximar objetos em frente os olhos, jogar-se no chão, trombar em paredes, morder-se, atirar objetos, rodar em algo  ou de si próprio...

Alguns autores levantaram a hipótese de que comportamentos repetitivos ou estereotipados possam estar relacionados com padrões de BUSCA SENSORIAL  que geram comportamentos repetitivos e limitados.



Nas crianças com Transtorno Espectro autista (TEA), dentre padrões de busca sensorial, tem sido relatados com maior frequência busca proprioceptiva ( trombar em objetos, bater, morder, colocar em lugares restritos e  busca auditiva ( produção por  ruídos ou sons intermitentes) sem contexto.

A necessidade de buscar estimulos em maior quantidade, duração e frequência exacerba o comportamento exploratório, o que pode limitar o aprimoramento de funções cognitivas como atenção e concentração,por exemplo.

Fonte:TEA, Aline Momo e Cláudia Silvestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário