quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Comunicação Aumentativa e Alternativa com os profissionais de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional


 PECS é uma forma de comunicação aumentativa e alternativa (CAA), que utiliza imagens em vez de palavras para ajudar as crianças a se comunicar. PECS foi desenhado especialmente para crianças  que têm atrasos no desenvolvimento da fala.

No processo de aprendizado PECS, é dado um conjunto de fotos das comidas favoritas ou brinquedos do dia a dia da criança.


Quando a criança quer um desses itens, ele dá a imagem para um parceiro de comunicação (um pai, terapeuta, cuidador, ou mesmo uma outra criança). O parceiro de comunicação entrega  o alimento ou brinquedo nas mãos da criança. Esta troca reforçando a comunicação.

Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é qualquer estratégia que ajuda a criança a participar e se comunicar melhor em casa e na escola. 
 
Algumas estratégias podem ser tão simples como a criança até uma foto, um gesto ou sinais básicos de linguagem. Por exemplo, uma criança pode apontar para uma imagem de suco e depois apontar para si mesma, dizendo que ela quer um copo de suco. 

Como a comunicação se desenvolve, o número, tipo e complexidade dos símbolos da imagem pode ser ampliada. Estes símbolos de imagem podem ser colocados juntos em uma "placa de comunicação", que pode começar a permitir que uma criança para nos dizer o que querem e precisam.


 A avaliação das habilidades de um usuário e os requisitos para CAA irá incluir a parte motora da criança, visual, cognitivo, linguagem e comunicação. A avaliação exige a entrada de membros da família, particularmente para a intervenção precoce.

Os profissionais de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional devem treinar a criança para os requisitos da Comunicação Alternativa ou Aumentativa (CAA)


7 comentários:

  1. Texto importante. Te desejo um 2012 repleto de realizações e muito sucesso em tudo o que fizer. Bjs

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  2. Sueli Freitas,

    Muito obrigada! Seguidora assidua do meu blog,desejo tudo de bom 2012 !!!
    beijos

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  3. Parabéns pelo seu trabalho é completo a preocupação com tudo o que a criança especial necessita.Recomendo a todos a seguir o blog!!!!Adoro suas idéias, aqui na Apae de Nova Odessa tem muita gente que te admira!!!!!Beijos!!!

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  4. Obrigada pela Apae Nova Odessa
    pelo carinho e admiração.
    sou seguidora do seu blog tb.Parabéns!
    beijos

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  5. Feliz 2012!!
    Parabens pelo seu trabalho!! Que o ano que inicia seja repleto de desafios e realizações!
    Muito obrigada, pois seu blog auxilia muito meu trabalho no AEE.
    Deus te abençoe!

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  6. Ola...
    A muito tempo queria arrumar um tempinho para agradecer.... o auxilio que que sem blog ( Você) vem me dando, trabalho em um projeto chamdo Mosaico Centro dia onde atente crianças com TGD( transtorno global do desenvolvimento)e quando comecei a trabalhar la não tinha noção de como trabalhar pois sou estudante de Lic em artes e nunca havia trabalhado com em este público.
    Ma de tanto fuçar na internet para saber mais , conhecer sobre este mundo que hoje me facina, encontrei seu blog, e desde então nunca mais fiquei sem saber como e oque trabalhar com meus anjinhos.
    Mais uma vez muito obrigado por compartilhar o seu conhecimento, que seu ano seja maravilhoso.
    Beijokas
    Cris

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  7. Cris,

    obrigada pelo seu comentário.
    fico muito feliz em ajudar os profissionais que trabalham com crianças com espectro autista.
    também sou uma profissional apaixonada por estas crianças.

    Qualquer dúvida sobre este assunto, pode mandar email.
    Cris, adorei o seu blog!
    Seja bem-vinda!
    beijos

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