terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Sindrome Down e Transtorno Processamento Sensorial (TPS)


Ellie, tem o diagnóstico de Sindrome Down associado com Transtorno Processamento Sensorial (TPS)


Processamento Sensorial e Transtorno Processamento Sensorial
 
Muitos de nós sabemos os sentidos mais comuns tato, visão, audição, gustação e olfação mas também há outros sentidos, tais como posição do corpo no espaço (proprioceptivo) e movimento e equilibrio ( vestibular). 
Esses sentidos são todos convertidos por receptores no corpo (pele, ouvido interno, músculos,articulações, tendões), que enviam sinais ao cérebro. 
O Transtorno Processamento Sensorial ocorre quando essas sensações não são registradas adequadamente, ou as sensações percebidas não são moduladas de forma adequada pelo sistema Nervoso Central (SNC)
  
Alguns comportamentos de Ellie podem estar associados o Transtorno Processamento Sensorial (TPS) de acordo com a avaliação de especialista Terapia Integração Sensorial (TIS)

- Hipersensibilidade para lavar o rosto e cabeça. Resposta aversiva estimulos táteis nas atividade de banho e higiene. Comportamento irritabilidade e choro frequente.
Busca sensorial ou procura sensorial com a boca. Coloca todos os objetos á boca como brinquedo, roupa, mordedor, papel, escova de dentes
 
 O Transtorno Processamento Sensorial (TPS) afeta as habilidades vida diária e também o seu aprendizado e comunicação. As questões sensoriais são tão graves que têm impacto nas atividades de vida diária.

 Após 17 meses de Terapia Integração Sensorial.......

...Ellie já consegue tomar banho sem choro e irritabilidade e aceita lavar e pentear os cabelos.


 ... Ela obteve bons ganhos em relação o seu desenvolvimento na motricidade grossa, mas continua com déficits na área de linguagem, motricidade fina, e tem importantes déficits de processamento sensorial, que estão interferindo com a sua capacidade de aprender." (mãe de Ellie Sindrome Down com Transtorno Processamento Sensorial).

Blog Ellie  (ellietheurer.blogspot.com)

5 comentários:

  1. parabéns pelos textos. Mas, aproveito a oportunidade,para lhe desejar um feliz Natal, desejando que você tenha muita paz, saúde, coragem para enfrentar as dificuldades que a vida sempre impõe e trabalho para as conquistas deste mundo material. enfim, que seja um Natal realmente FELIZ. BJS

    ResponderExcluir
  2. Sueli Freitas,
    agradeço todas os seus comentários no meu Blog.
    Muito obrigada pelo seu carinho!
    Um Feliz Natal e tudo de bom pra vc tb!
    Grnade beijo

    ResponderExcluir
  3. Johanna, sou sua seguidora e adoro seus texto e atividades! Sou professora do maternal e trabalhei neste ano várias atividades sugeridas por você em relação a coordenação motora fina. Comecei em agosto e você precisava ver a evolução deles neste semestre! Trabalhei bastante a coordenação(ludicas) depois passei para o papel, foi ótimo. Não tiveram nenhuma dificuldade com a escrita. Todos foram para o jardim escrevendo seu nome, pintando dentro do desenho... Parabéns pelo seu trabalho! Já estou me preparando para o ano que vem, vou trabalhar desde o inicio. Bjs. Um ótimo ano para vc, cheio de paz!

    ResponderExcluir
  4. Oi Elaine,

    obrigada!fico feliz com os elogios e principalmente com resultado do seu trabalho.
    Essa etapa do desenvolvimento da motricidade fina, é muito importante para as crianças de forma lúdica e depois para escrita.
    Parabéns pela dedicação no seu trabalho.
    beijos
    Sucesso!

    ResponderExcluir