quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Entre na R.O.D.A ao brincar com criança Espectro Autista

Livro Mais que Palavras (Autora Fern Sussam) Um guia para ajudar os pais a promoverem a comunicação e as habilidades sociais em crianças com Transtornos do Espectro do Autismo


 Ao compartilhar brinquedos com seu filho, use as recomendações R.O.D.A. para criar rotinas repetitivas e estruturadas, nas quais ele saiba quais participações terá e quando será sua vez.
 
R Repita o que você diz e faz no começo, meio e fim da brincadeira.
 
Mostre o brinquedo ou sua embalagem e diga o nome do jogo da mesma maneira toda vez que jogarem. Mesmo que seu filho inicie a brincadeira, tente nomear a brincadeira constantemente, dizendo algo como “Lego” ou “Montar quebra cabeça”.
 
Ofereça oportunidades para que seu filho participe
 
Planeje quando vai oferecer uma oportunidade para seu filho participar dividindo a brincadeira em partes. Deve haver alguma coisa que ele possa dizer e fazer no começo, durante e no fim do jogo. O número e tipos de participações vão variar de acordo com o estágio de comunicação da criança, se está aprendendo a brincadeira ou trabalhando nas suas metas de comunicação.Por exemplo, Montar uma quebra-cabeça, o adulto segura todas as peças do quebra-cabeça. Espere que seu filho peça por uma peça.A criança pode pedir por uma peça olhando para você, estendendo a mão, repetindo o nome da peça de quebra cabeça que você disse ou completando a frase.( de acordo com o estágio de comunicação) Ele coloca a peça no lugar.
 
 D Dê dicas para ajudar seu filho a participar
 
Use as dicas que seu filho precisar, diminuindo-as e retirando-as o mais rápido que puder. 
Quando estiver ensinando seu filho a brincar com brinquedos, a dica mais usada será a ajuda física.
Por exemplo, guia a mão do seu filho para encaixar uma peça do quebra-cabeça, apertar o botão, empurrar a alavanca, pegar a areia com a pá, ou tirar uma conta de um cordão. Enquanto ele estiver fazendo, descreva a ação com uma palavra – por exemplo, “Aperta”, “Para cima”! Insista gentilmente que ele complete a ação.
 
A  Animado! Acontecendo!
 
Mantenha a Animação! Mantenha Acontecendo!
Se você brinca como uma criança faria, sendo viva e animada, é mais provável que seu filho vá brincar da mesma maneira. A motivação para se envolver na brincadeira determinará o quanto ele vai aprender .Então se torne um Animador e mostre animação. Elogie sempre e bata palmas! Elogie cada vez que seu filho encaixar a peça correta do quebra-cabeça, por exemplo.


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