sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Entenda o estilo de aprendizagem do seu filho

Diferentes tipos de aprendizes 
Estilos de aprendizagem baseiam-se na forma como assimilamos informação. Podemos aprender através da visão, do toque e/ou da audição. Também temos diferentes tipos de memória – algumas pessoas têm mais facilidade de se lembrar de acontecimentos do que outras. Algumas pessoas aprendem detalhes, enquanto outras gostam de ver o todo. A maioria das pessoas tem um estilo de aprendizagem preferido – a maneira pela qual aprendem melhor. Seu filho também tem um estilo de aprendizagem preferido.

Coloque suas observações em prática sobre o estilo de aprendizagem de seu filho dão informações adicionais para ajudá-lo.

 1- Aprendizes de rotinas
Se o seu filho tem boa memória de rotina, aprenderá melhor em atividades realizadas sempre da mesma maneira. Dentre elas, atividades com números e letras.
Muitas crianças com Transtorno Espectro Autista, como Michele, obtêm informações memorizando coisas sem pensar. Essas crianças memorizam uma enorme quantidade de informações – tais como números e letras – quando pequenas, e muitos fatos sobre assuntos específicos quando crescem. Se por um lado podem recitar a informação palavra por palavra, por outro freqüentemente não entendem o que
estão dizendo.
2- Aprendizes Gestalt 
Muitas crianças com Transtorno Espectro Autista (TEA) memorizam sentenças como um todo sem compreender o significado de cada palavra. Crianças que processam a informação desta forma têm um estilo de aprendizagem “gestalt”. Por exemplo, se der ao seu filho um brinquedo de banheira e disser “Ponha isso na água”, pode ser que ele atenda. Contudo, se der a ele um brinquedo de banheira e disser “Ponha isso na estante”, pode ser que ele o ponha na água. Seu filho comete esse erro porque associa qualquer frase que contenha a palavra “ponha” com uma ação específica, independentemente das outras palavras da frase. Por exemplo, Felipe não consegue dizer ao pai como está se sentindo com as próprias palavras. Em vez disso, repete um trecho que memorizou de uma música que ele associa com tristeza.
 

3- Aprendizes Visuais 
Se o seu filho gosta de olhar livros ou ver TV?
Ele pode ser um aprendiz visual. A maioria das crianças com qualquer dificuldade de linguagem aprende melhor quando vê coisas do que quando as ouve. Uma vez que a visão é o sentido mais forte, muitas dessas crianças ficam encantadas por livros ilustrados e vídeos.
 


4- Aprendizes “mãos na massa” 
Se o seu filho gosta de apertar botões, abrir e fechar portas e/ou consegue entender o mais complicado dos brinquedos, o mais provável é que ele seja um aprendiz “mãos na massa”, que aprende melhor pegando ou mexendo nas coisas.
 
5- Aprendizes Auditivos 
Se o seu filho gosta de conversar e ouvir outros conversando, pode ser um aprendiz auditivo, que gosta de obter informações através da audição. Não é comum que uma criança com TEA dependa primariamente da aprendizagem auditiva.
 

Fonte:Livro Mais do que Palavras;Fern Sussam

3 comentários:

  1. Meu filho tem 4 anos e a professora diz que ele não gosta de colorir com lápis de cor, é normal? Mas ama brincar de massinha, filmes infantis, pintar com tinta, brinquedos de montar. Mas tem pouca paciência com aquilo que precisa de compenetrar mais tal com quebra cabeça, ele diz não consigo e sai... Cris

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  2. Oi Cristiane,

    é importante observar e conhecer o histórico dos marcos do desenvolvimento do seu filho.Pode ser que ainda o seu filho não esteja preparado para este tipo de atividade que exige uma maior concentração.Tenta iniciar o colorido com caneta hidrocor jumbo ou giz de cera;pode imprimir desenhos preferidos da criança para despertar um maior interesse e iniciativa. a Dica do quebra-cabeça com 2, 4 , 6 peças com desenhos grandes.Como Meu primeiro quebra-cabeça da grow e Baby Puzzle da Turma Mônica.
    Abraços
    Qualquer dúvida, estou á disposição.

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  3. Olá, Johanna, descobri seu site e estou aprendendo muito com ele. Buscando exercícios para desenvolver a lateralidade (meu menino é autista clássico, tem 15 anos e sua mão dominante ainda está indefinida), descobri não só exercícios para coordenação global e fina, como para desenvolver um lado que eu conhecia muito pouco : o sensorial, proprioceptivo etc). E acabei chegando aqui, nesse post muito interessante: descobrir os caminhos da aprendizagem de cada um. Obrigada por compartilhar seu conhecimento! Vou pôr em prática os exercícios de coordenação, sei que é importante que ele amadureça para definir se usarå a esquerda ou a direita, e assim possa desenvolver seu potencial e ter mais sucesso nos seus trabalhinhos de mesa escolares, desenhos, escrita etc.
    Abraços, não deixe de postar, seu blog é muito importante para todas as crianças, mas especialmente para todos nós, pais, professores e todos que cuidam desses "serezinhos" especiais!

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