quarta-feira, 6 de junho de 2012

Sugestões de Atividades de Imitação


 1- Imitar tocar as partes do corpo
Chamar atenção da criança e pegue a mão dela para próprio nariz.Depois, aponte para o seu nariz.Se ela não fizer nada, pegue a mão dela e aponte para o nariz dela e diga "nariz" e depois deixe a mão dela livre para que o faça, enquanto você aponta para o seu nariz. Recompense-o imediatamente,elogiando,se ela fizer. Depois,peça para que aponte outra parte e assim por diante.

2- Imitar bater palmas
 Chame a atenção da criança, diga "olha",bata palmas e espere até que ela próprio bata palmas.Pegue as mãos dela, incentivando-o fazer o mesmo.Recompense,imediatamente,se ela bater palmas,por si mesmo.Esteja certo de que a criança esteja vendo o que você faz.

3- Imitar com objetos
Providencie uma caixa com cinco objetos conhecidos e apreciados pela criança.Se a  criança tem dificuldade de prestar atenção, use a caixa em que ela possa ver os objetos.
Pegue um objeto, por exemplo, uma bola e diga "bola". Brinque com a bola (rolar,pular).Peça para que a criança fazer a mesma coisa. Ajude-a  segurar na bola e fazer o que você pediu.Repita várias vezes a ação até a criança fazer sozinha.Faça o mesmo com outro objeto (balão, bolinha de sabão, carrinho, apito)
 4- Imitar atividades de vida diária comuns
 Providencie pente,toalha, escova de dente. Pega o pente e penteie o cabelo e diga "pente". Espere a criança imitar a atividade.Se a criança pegar o pente e pentear, elogie! Se não fizer pegue na sua mão e penteie o o cabelo dela. Faça assim até fazer por si só. Depois faça o mesmo com outro objeto.

Fonte: site do Autismo bh ;Eric Schopler

Nenhum comentário:

Postar um comentário