quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Brincar em Casa parte 1

 Essas ideias de brincadeiras são para crianças que estão aprendendo a brincar com os pais e aprendendo a se comunicar através do contato visual, das ações, sons ou palavras...

                                                   Pular nas almofadas
 Coloque-as no chão para pisar e ajude seu filho a pular de um para outro. Diga "Pula!) logo antes de ajudá-lo a pular. Quando o seu filho conhecer bem a brincadeira, fique de frente para ele (cara a cara) e comece a esperar logo antes de ajudá-lo a pular, Dê-lhe uma chance de olhar para você, sorrir, emitir um som, ou mesmo dizer "Pula".
                                     Puxar e Balançar o Cesto de roupas
 Ponha o seu filho dentro, finja que o cesto de roupa suja é um barco e balance o cesto pra frente e pra trás, Seu filho pode , inclusive gostar que você o faça "cair"do barco. Depois que ele estiver familiarizado com a brincadeira, fique cara a cara com ele e comece a esperar logo antes de começar a balançar o barco. Seu filho terá uma chance de olhar para você e pedir pela brincadeira tocando você, começando a balançar o barco ou mesmo dizendo uma das palavras que ouviu você dizer muitas vezes.
 
Esconde-esconde na caixas  
Ponha 2 ou 3 caixas de boca para cima e esconda uma coisa (pode ser um brinquedo preferido ou biscoito) que ele gosta embaixo de uma delas. Ajude seu filho a achar a coisa e então esconda de novo! Depois de ele conhecer bem a brincadeira, esconda brinquedos,fotos da família ou gravuras, fique cara a cara com ele e comece a esperar, segurando a caixa de boca para baixo, logo antes que ele a levante. Dê-lhe uma chance de mostrar ou dizer que levante a caixa!
 
 
  Onde está o papai ou a mamãe?
  Essa brincadeira ajudará seu filho a aprender que ele pode conseguir a atenção das outras pessoas falando seus nomes. Fique com seu filho sentado com um dos pais no sofá enquanto o outro se esconde próximo ao filho (com uma almofada ou atrás do sofá). O pai chama "Mãe" ou "Pai, conforme quem tiver se escondendo. Imediatamente a pessoa "escondida" vai pular, correr e fazer cócegas ou abraçar a criança. O mesmo adulto deve voltar e se esconder e repetir o jogo. Assim que seu filho estiver conhecendo bem a brincadeira, espere um momento imediatamente antes de chamar o nome da pessoa. Preste atenção se o seu filho faz alguma coisa para conseguir a sua atenção ou a atenção da pessoa escondida!

Um comentário: