quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Criança que leva tudo à boca

A boca significa para os bebês muito mais do que simplesmente a entrada dos alimentos. É pela boca que o bebê começa a conhecer o mundo.“A boca é o centro das maiores e melhores experiências nos primeiros meses de vida".
 Os pais não precisam se preocupar se até os dois anos de vida a criança levar dedos ou mãos à boca. É preciso que eles fiquem atentos se o objeto levado à boca não machuque, seja macio e limpo, não possa ser engolido e não traga riscos ao bebê. 

É muito importante que a criança tenha essa fase de usar a boca para “conhecer” as coisas. Os pais não devem ser extremamente radicais, impedindo tudo que a criança leve à boca.
Reprimir ou impedir que a criança use a sua boca como conhecimento do mundo pode até causar efeito contrário, prolongando a fase de experimentação oral. Essa fase normalmente desaparece naturalmente até os dois anos de idade.
Após dois anos de idade, a fase oral já diminuiu e a criança não explora e manipula brinquedos pela boca. 

Algumas crianças com necessidades especiais, devido atraso desenvolvimento, a fase oral permanece um maior período no seu desenvolvimento infantil.

Os profissionais especializados no desenvolvimento infantil devem avaliar e orientar aos pais. 
Algumas razões da exploração oral após dois anos de idade
- atraso desenvolvimento  ou Transtorno Processamento Sensorial
- diminuir ansiedade
- excesso estimulação ou sobrecarga de estímulos
 - novas dentições
- outros casos podem ser Distúrbios Alimentares que chama Pica (vontade comer alimentos não comestíveis como cabelo,gelo, pedra, urina ou fezes). Pica é mais comum em crianças que são deficientes mentais. Seus reflexos são fracos e não podem fazer a diferença entre comestíveis e não comestíveis. Deficiência de minerais essenciais, tais como, ferro ou zinco também podem causar esse distúrbio.

7 comentários:

  1. Minha amiga tem uma filha autista de baixo funcionamento e ela fica o dia todo com o dedo na boca, chegando a se machucar, gostaria de uma dica de como ajudá-la.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde meu filho começou a pouco tempo colocar a mão na boca e fica babando muito por a mão está na boca o tempo todo , o que posso trabalhar p diminuir está situação

    ResponderExcluir
  3. Meu filho tem 6 anos e autista diag fechado fala palavras comunicação ainda pobre a escola reclama q ele coloca tudo na boca lambe tudo. To desesperada eles estão me mandando acaba c isso sei q não será tão rápido como querem. Dicas?

    ResponderExcluir
  4. Meu afilhado tem 5 anos e até hoje coloca tudo na boca. O que estiver na mão ele coloca na boca, já fez isso até com pano de chão. Ele pode ter algum distúrbio? O que pode ser?

    ResponderExcluir
  5. O meu também tem 5 anos posta tudo na boca a professora falou pra levar ele no pisogolo sera que vai dar serto

    ResponderExcluir
  6. Meu neto fez 3 anos, tudo que pega põe na boca. Ele tem problema de desenvolvimento mental, não fala ainda. Qual sua sugestão? Você tem consultoria em São Paulo?

    ResponderExcluir