segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Questões de alimentação parte 1


Não é fácil determinar por que algumas crianças têm problemas para comer , porque há inúmeros fatores que motivam as pessoas a comer. Nós comemos porque estamos com fome . Nós também comemos pelo sabor da comida . Às vezes, nós comemos como parte de um evento social. E também pode-se comer por hábito, como quando assistimos televisão ou estamos entediados .

Infelizmente, nem todas as crianças, típicas ou com necessidades especiais, são motivados a comer por essas razões, e algumas crianças têm pouco apetite. Às vezes , este baixo desejo de comer é devido a problemas de saúde, como constipação crônica. Algumas crianças têm aprendido a associar determinados alimentos ou texturas de alimentos com desconforto físico quando eles têm refluxo, regurgitam ou vomitam durante a comida ou depois. As crianças com atrasos motores orais que engasgam ou vomitam enquanto comem também podem associar o ato de comer com desconforto.

Se seu filho tem refluxo gastroesofágico grave que resulta em dor enquanto ele come, você deve procurar um especialista para ele ser tratado em primeiro lugar e assim evitar que a intervenção alimentar seja associada à dor.

ALGUMAS CONDIÇÕES MÉDICAS A SEREM CONSIDERADAS:
Refluxo, constipação, diarréia crônica, alergias alimentares, atrasos motores orais, disfagia, esvaziamento gástrico retardado.

Muitas crianças apresentam reações emocionais extremas aos alimentos, devido ao seu tipo, textura, cor, temperatura, marca ou aparência. Estas crianças podem chorar, gritar , engasgar e vomitar quando pedimos para comer ou provar um pouquinho da comida. Essas reações emocionais são semelhantes aos comportamentos exibidos por crianças com fobias. Assim , pode ser útil pensar em alguns problemas alimentares como sendo mais parecidos com fobias, ao invés de puramente vê-lo como um comportamento opositor ou manha.

O tratamento de fobia geralmente envolve expor gradualmente a pessoa a objetos ou situações das quais eles têm medo . Se isso for feito com cuidado e de forma adequada, a pessoa com fobia aprende que não há nada a temer. Este é o primeiro objetivo no desenvolvimento da intervenção na alimentação . Você quer mostrar ao seu filho que nada assustador ou ruim vai acontecer quando ele provar alimentos diferentes. A chave é fazer com que o seu filho sinta o sabor da comida.

Uma das características comportamentais prováveis do autismo é a insistência na mesmice e resistência à mudanças, por exemplo, algumas crianças insistem em usar apenas algumas roupas enquanto outras se fixam em assistir repetidamente a mesma seção de um vídeo . É possível que a dieta limitada destas crianças é uma extensão da sua resistência para mudanças. De fato, enquanto a maioria das pessoas procuram variedade e rapidamente se cansam de comer a mesma coisa refeição após refeição, dia após dia, as crianças do espectro podem se sentir confortáveis ao comer os mesmos alimentos e a dieta limitada torna-se parte de sua rotina rígida.

As crianças só desenvolvem preferência por comer alimentos depois prová-los (Brich e Marlin, 1982), repetidamente, o que significa que apenas servir ou apresentar novos alimentos não será suficiente para estabelecer uma preferência por eles. A criança tem de provar a comida,multiplas vezes (10 -20 vezes) para definir se gosta ou não do alimento. Nenhuma criança vai gostar de todas as comidas, mas muitas crianças podem aprender a desfrutar de uma ampla variedade de alimentos , uma vez que aprendem a experimentar novos alimentos de uma forma repetitiva.
Fonte: umavozparaoautismo.blogspot.com.

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