domingo, 9 de fevereiro de 2014

Disgrafia

A disgrafia é um transtorno que ocorre na escrita e pode estar ligada a alterações perceptuais ou motoras. Pode estar relacionada à sua funcionalidade, ou seja, há um prejuízo em sua forma ou significado, o que gera grande gasto energético e cansaço muscular. 
 A criança com este transtorno apresenta uma série de sinais ou manifestações motoras secundárias, os quais podemos citar a dificuldade em desenhar as letras, postura inadequada ao movimento de preensão do lápis ou outro instrumento de escrita, além de atribuir muita pressão ou ainda uma pressão insuficiente no papel, o que causa traços muito fortes que marcam o papel ou traços leves. Além desses sinais, podemos levar em consideração a escrita de letras grandes, ilegíveis e letras cujas ligações distorcem seu significado.

 
 Atenção pais e professores a partir do momento em que a criança já é capaz de desenhar ou começar a escrever.Deve-se prestar atenção, quando ela começa a escrever números ou letras, se apresenta alguma dificuldade. Mas principalmente quando a alfabetização está consolidada por volta dos 8 ou 9 anos.
O tratamento deve ser multidisciplinar, envolve as áreas de Neurologia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário