terça-feira, 11 de março de 2014

Como estimular uma criança colorir ou desenhar

É importante respeitar o desenvolvimento, espontaneidade e a naturalidade das crianças

Nessas primeiras etapas dos desenhos das crianças é aconselhável que não lhes corrija nem lhes imponham regras nem técnicas de desenho. Podem apresentar-lhes vários tipos de materiais. Além do lápis, a criança pode desenhar e pintar com lápis de cera, com marca-texto, e inclusive com pintura de dedo. É muito importante que o desenho do seu filho surja com liberdade e não como uma obrigação.
O material para colorir ou desenhar com a criança
Quando existe um interesse especial da criança pelo desenho, pode-se orientá-la acerca de algumas técnicas, oferecendo-lhe diferentes materiais para que os prove. A técnica, no que ser refere ao domínio instrumental, não necessita ser ensinada. Adquire-se com a prática e experiência.

Conheça alguns materiais:
Lápis de cera: por seu manejo cômodo, é o lápis ideal para os primeiros “garranchos’ das crianças. Pode-se encontrar lápis de cera de distintas formas. Com pontas finas ou arredondadas, e de todas as cores.

Giz: é um material suave, leve e se quebra com facilidade. Portanto, exige algo de habilidade nas crianças para sua utilização. Normalmente a partir dos três anos é interessante que ofereça giz e um quadro-negro à criança. O ajudará a controlar a intensidade do seu traço.

Marcadores de texto: são de distintas cores e grossuras. São ideais para os traços e contornos, e podem ser utilizados em todo tipo de papel. Permite controlar a pressão muscular, desenvolver a coordenação e exercitar o sentido de responsabilidade. .

Pintura: com o pincel à mão, é muito divertida sua utilização para as crianças.

O papel: é tão importante como os lápis. Seu formato, tamanho, bem como sua cor, irão determinar os limites das crianças quanto ao desenho. A textura determinará o tipo de lápis que a criança vai utilizar.
Em todo caso, as crianças sempre reagirão de diferentes maneiras dependendo do tipo de material que utilizem.
.
Uma boa forma para estimular a seu filho que desenhe é criando um espaço, um cantinho para pendurar seus desenhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário