segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Desenvolvimento da Motricidade Fina - competências manipulativas

Quando falamos de motricidade fina ou competências manipulativas estamos nos referir-nos a várias ações,que podemos resumir da seguinte forma:
1- Alcançar- extensão ou movimento do braço para agarrar um objeto
 2- Agarrar -apanhar um objeto
3- Carregar ou transportar -segurar e levar um objeto de um lugar para outro
4-Soltar voluntário -deixar intencionalmente o objeto que tinha na mão, num tempo e espaço específico.

5- Uso Bilateral das mãos -utilização conjunta das mãos para realizar uma atividade.

6- Manipulação na mão - ajustamento da mão, de um objeto. depois de agarrar. Exemplo: agarrar um lápis e posicionar corretamente para colorir ou escrever


7- Destreza- capacidade para realizar pequenos movimentos com as nossas mãos, de forma precisa, eficiente, com acuidade sem esforço.

Normalmente, só quando a criança vai para pré-escola é que se começa a falar do desenvolvimento da motricidade fina e,também nesta fase que alguns adultos começam a notar dificuldades na criança,caso elas existam. É também na pré-escola que normalmente se toma mais atenção á forma como pintar dentro do contornos,cortar com tesoura, pegar no lápis, abotoar botões e comer com talheres.

Fonte:A criança e motricidade fina ;Paula Serrano e Cira de Luque


 

Um comentário:

  1. Mães e cuidadores não costumam se atentarem para o que a criança já tem capacidade de executar ou aprender sozinha. Segurar a própria mamadeira, pegar biscoitos dentro da lata com a própria mão, limpar o chão com pano, onde derramou água, segurar a pá de lixo enquanto o adulto apanha o lixo, se pentear, etc. Isso é um treinamento motor, desenvolvimento da motricidade. Força, equilíbrio, previsibilidade, distanciamento, atenção, etc.

    ResponderExcluir