domingo, 24 de maio de 2020

Dicas de atividades sensoriais com a bola para fazer em casa

As bolas de exercícios são uma ótima ferramenta sensorial para fazer em casa com supervisão de um adulto para maior segurança das crianças.

È muito importante conversar com um profissional de Terapia Ocupacional para saber o tamanho da bola, quais as posturas indicadas para sua criança e quais objetivos desta ferramenta sensorial.

Esta ferramenta é bastante usada pelos Terapeutas Ocupacionais para melhorar controle postural sentada, fortalecer dos músculos abdominais , auto regulação e maior input informações sensoriais vestibular e proprioceptivo.
1- Upa cavalinho.... (pular ou saltitar na posição sentada na bola). Segure no quadril da criança com certa pressão para baixo .Movimento da bola para cima e para baixo. è uma atividade oferece uma ótima experiência com informações vestibulares e proprioceptivas

2-Rema barquinho (rolando a bola levemente de um lado para outro ou para frente e para trás na posição sentada. Uma ótima atividade entrada vestibular (equilíbrio) e retificação do tronco (proprioceptivo) para melhorar controle tronco

3- Aviãozinho (barriga para baixo) Movimentos lentos para frente e para trás e criança precisa pegar um brinquedo no chão. Maior informações sensoriais vestibular e proprioceptivo para reação retificação pescoço e descarga de peso nos membros superiores
 
4- Rolar a bola. Joga a bola rolando para outra criança ou montamos uma torre de brinquedos ou blocos e rolamos a bola para derrubar. Maior informação proprioceptivo e coordenação motora fina arremessar ou empurrar a bola para outro ou brinquedos

5- Carregar a bola . O ideal a criança tentar levantar a bola para cima . Maior atividade força e equilíbrio.

6- Chutar a bola; Uma atividade coordenação motora grossa, planejamento motor, equilíbrio

7- Deitar com barriga para cima
8- Sentar na bola para escutar uma música ou ler um livro

9- Fazer massagem deitado passar a bola com certa pressão nas partes do corpo. Maior sensação proprioceptiva (pressão profunda)


10- Empurrar a bola . Coloque na parede e empurra com os braços esticados 

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