terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Desenvolvimento Coordenação da mão e do olho


Coordenação da mão e do olho

Primeiros seis meses - à medida que o bebê observa tudo ao redor, sua mãozinha cerrada passa por todo seu campo de visão. Esse objeto estranho pode interessá-lo, mas ele não faz a menor idéia do que seja ou de como foi parar lá. Forçando o braço a ficar estendido na frente do rosto quando vira a cabeça para o lado, o reflexo tônico do pescoço cria muitas oportunidades para ele estudar a própria mão. Você descobrirá que, durante os primeiros seis meses, ele passará muito tempo observando a mãozinha fechada.

À medida que o reflexo de preensão desaparecer, ele conseguirá abrir a mão com mais freqüência. De maneira semelhante, o corpo dele relaxa da posição curvada. Conforme o reflexo tônico do pescoço vai desaparecendo, ele passará mais tempo olhando para cima do que para o lado quando estiver deitado de costas. A atividade mão-boca, que começou como um reflexo no nascimento, torna-se um ato mais consciente e deliberado. O bebê movimenta as mãos sobre o peito, onde consegue vê-las, explorá-las com a boca e tocá-las com os dedos.

Até os três meses de idade, ele olha os objetos sem tocá-los e toca os objetos distraidamente sem olhá-los. Então, os dois sistemas para examinar o mundo se juntam. O bebê sente alguma coisa e vira a cabeça para ver o que é. Ele vê alguma coisa interessante e estende a mão para pegá-la e conhecê-la melhor por meio do toque.

Suas primeiras tentativas de contato com a mão consistem de pancadinhas. Seu braço inteiro se move em um grande gesto quando quer bater um objeto. O processo de ganhar coordenação dos braços começa mais próximo do corpo - no ombro. De 6 a 14 semanas, objetos firmes, suspensos à distância do braço do bebê, são excelentes brinquedos.

Depois desse período, você nota que o bebê começa a tentar, cuidadosa e lentamente, alcançar e tocar um objeto com as mãos. Se observar com cuidado, verá que ele olha para o objeto e para a mão, como se calculasse a distância entre os dois. Como ainda não aprendeu a seqüência correta dos movimentos, ele pode fechar a mão antes de pegar o objeto. Nesse período (entre 14 e 23 semanas), procure ser paciente quando lhe der um brinquedo. Dê-lhe o tempo que for necessário para que estenda a mão e o segure. A prática desse tipo de coordenação mão-olho é importante para o desenvolvimento do bebê.

Entre 4 e 6 meses e meio, o bebê domina a arte de levantar a mão e, com precisão, agarrar um objeto. Esse é o momento de introduzir brinquedos que o ajudem a aprender causa e efeito, como patinhos de borracha barulhentos ou brinquedos de banheira.

De seis a oito meses - do sexto ao oitavo mês, o bebê explora avidamente tudo que está ao alcance de seus olhos, mãos e boca. Ele usa as mãos simultaneamente para explorar objetos, enquanto segura um objeto em cada mão ou o passa de uma mão para outra.

Aos seis meses, a maioria dos bebês consegue, com cuidado, porém com dificuldade, soltar um objeto. Por volta dos dez meses, seu filho é um perito em abrir a mão e soltar o objeto. Por várias vezes seguidas, ele agarra alguma coisa e joga pelo simples prazer de ver o objeto cair. Por um bom tempo, ele contará com você para pegar esses objetos de volta.

Dos oito aos catorze meses - entre os 8 e os 14 meses, o bebê pode passar longos períodos examinando pequenos objetos. Ele aprende a cutucar um objeto com o dedo indicador. Em vez de pegá-lo com a mão toda, ele começa a juntar o polegar e o indicador, em forma de pinça, para agarrar o objeto. No começo, ele precisará apoiar o lado da mão contra uma superfície firme enquanto estiver aprendendo esse movimento de pinça

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