domingo, 8 de fevereiro de 2009
Um dos sentidos mais explorados pela criança é o tato
ela descobre o mundo, usando as mãos e mexendo em coisas.
A criança muito reprimida, com pouca possibilidade de utilizar as mãos, não se desenvolverá normalmente. Ela necessita exercitar sua habilidade manual para progredir intelectual e emocionalmente. É como se “pensasse com as mãos”. Apesar da pouca destreza, com o treino vão ficando cada vez mais firme. Terá de aprender a comer sem se sujar, beber sem derramar, servir-se, vestir-se, usar lápis e tesoura, rosquear tampas, montar quebra-cabeças. Se for privada desses estímulos, mais tardiamente fará essas coisas.
Todos esses exercícios são necessários para passar ao próximo estágio de movimentos leves, finos e precisos da mão, indispensáveis para a escrita – é o que chamamos “motricidade fina”.
A criança deve treinar a comer sozinha, tomar banho, usar o copo, passar do giz de cera grosso ao giz de cera fino. Outros exercícios recomendados para essa aquisição são: catar arroz, dobrar tecidos, arrumar objetos, bater com as mãos na mesa em diferentes ritmos, abrir e fechar os dedos, afastá-los um a um, efetuar movimentos de garra, levantar alternadamente cada dedo com a palma apoiada na mesa, fazer “teatrinho de sombra”, jogar uma bola pequena contra a parede e apará-la, modelar argila, recortar revistas, identificar objetos apalpando sem visualizá-los.
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