domingo, 22 de fevereiro de 2009

Exercícios motores e grafismo



Exercícios motores

O que é necessário para a criança dominar o gesto da escrita?
- Equilíbrio entre as forças musculares
- Flexibilidade
- Agilidade de cada articulação do membro superior.
Portanto é indispensável fixar as bases motoras da escrita antes de ensinar a criança a dominar seu lápis. Com efeito, caso não se tenha atingido a motricidade, o desenho não corresponderá a expectativa da criança que se desinteressará dessa forma de expressão dizendo: desenhe-o para mim; eu não consigo.


Grafismo

Por meio de diferentes gestos em um PLANO VERTICAL (ou pelo menos inclinado), a criança aprende a segurar corretamente o giz e o lápis. Para que a criança adquira um traço regular, precisará trabalhar com certa rapidez, sobre uma grande superfície colocada sua ALTURA.
A criança que não o domina bem seu gesto será solicitada a trabalhar sobretudo com o ombro e o cotovelo: fará então desenhos grandes. Somente mais tarde, quando os movimentos altura do ombro e do cotovelo tornarem-se desenvolvidos, faremos diminuir as proporções dos desenhos, exigindo assim da criança um trabalho mais específico do punho e dos dedos.
É evidente que sempre faremos a criança trabalhar da esquerda para a direita.
Quando adquirir o hábito de começar da esquerda e de ir para a direita, a criança poderá praticar exercícios mais variados, por exemplo: desenhar um quadrado sem levantar o lápis, portanto ir uma vez da esquerda para a direita.

2 comentários:

  1. ola tenho uma filha de 6 anos que estuda em uma emei, e que no ano que vem vai pra escola, ela tem paralisia celebral e tem muita dificuldades em grafismo mas tu estimulando-a bastnte adorei as dicas beijos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana, obrigada pelas dicas. Sou professora e tenho estimulado meu filho de 4 anos em seus desenhos, pois vejo que ele não os esquematiza ainda, as figuras ainda não têm rostos, por exemplo. Alguma dica para desenhos? Brincamos de massinha, colagem, desenhamos (ele agora está começando a gostar mais de desenhar), lego, etc. Obrigada.

    ResponderExcluir