domingo, 15 de fevereiro de 2009

Lateralidade (Será que ele vai ser destro ou canhoto?)




Será que ele vai ser destro ou canhoto?
Quem nunca se fez essa pergunta ao ver o filho, ainda bebê, segurando os brinquedos, ora com uma mão, ora com outra? Essa agilidade motora, dizem os especialistas, é perfeitamente normal: nos primeiros meses de vida, a criança é ambidestra, ou seja, tem habilidade com as duas mãos. A definição final da LATERALIDADE (nome que os cientistas dão à predominância motora de um dos lados do corpo) só irá ocorrer entre os 3 e os 4 anos. Muito antes disso, porém, a criança já começa a mostrar certa preferência pelo uso de uma das mãos.


Papel do cérebro

Quem comanda a lateralidade é o cérebro. Cada um de seus dois lados controla os movimentos da parte oposta do corpo. Assim, a mão e o pé esquerdos são acionados pelo hemisfério cerebral direito, e vice-versa. 'Nos destros, o hemisfério dominante é o esquerdo, enquanto nos canhotos é o direito.

Outra descoberta a respeito da lateralidade é que, apesar de inata, a preferência por uma das mãos, por um dos pés ou por um dos olhos (sim, embora muita gente não saiba, também temos um olho dominante) vai se instalando progressivamente. 'A dominância de uma das mãos surge no fim do primeiro ano de vida, mas só co-meça a se definir em torno dos 3-4 anos.

Atenção para a lateralidade cruzada

Quando uma criança é ambidestra ou tem lateralidade cruzada, pode sofrer dos mesmos prejuízos causados pela inibição do canhotismo, ou seja, pode apresentar dificuldade de alfabetização, desorientação espacial, etc. A lateralidade cruzada acontece, por exemplo, quando a criança é canhota de olho e destra da mão ou do pé. É preciso, então, fazer um programa com a criança, para organizar sua psicomotricidade. 'Com uma série de exercícios visuais, motores e escritos, tentamos harmonizar essas preferências e organizar a dominância exercida pelos dois lados do cérebro. Embora não exista comprovadamente ligação direta entre os distúrbios da aprendizagem e o canhotismo, com freqüência percebemos essa relação no caso de crianças que não possuem simetria lateral definida.

Crianças canhotas forçadas a usar a outra mão têm dificuldade para ser alfabetizadas. Podem demorar a ler e escrever. Às vezes, acabam sofrendo de problemas de orientação espacial, o que as faz tropeçar e trombar nas coisas. Por isso, os pais nunca devem forçar o uso da mão ou do pé direitos. 'Ser canhoto é uma característica pessoal, e não há desvantagem nisso.

Objetos adequados

Não existem estatísticas oficiais, mas estima-se que 5% a 12% da população são canhotos ou canhotas. Por serem minoria, enfrentam pequenas dificuldades no dia-a-dia. A maioria dos objetos, utensílios e ferramentas foi feita para quem usa a mão direita. Até o corrimão das escadas e a maçaneta das portas foram projetados para satisfazer os destros. Isso não significa que é preciso fazer mudanças em casa quando se tem um filho canhoto. 'Qualquer adaptação exagerada vai valorizar para a criança uma diferença que não é relevante.O importante é observar o desenvolvimento do filho e, se possível, muni-lo dos instrumentos adequados para a realização de certas tarefas

Apesar de viver num mundo de destros, o canhoto tem vantagens. Uma pesquisa recente sugere que ele pode ter mais facilidade para memorizar coisas. Isso porque, no canhoto, os dois hemisférios cerebrais se comunicam melhor, pois o feixe de fibras nervosas que os conecta é maior. Além disso, como a dominação exercida pelo hemisfério direito do cérebro não é tão poderosa quanto a do lado esquerdo, o canhoto tem mais facilidade para ser ambidestro. Ou seja, muitos dos canhotos também têm pleno domínio do uso da mão direita.



Feitos para eles

Pode parecer bobagem, mas não é nada fácil para uma criança canhota usar uma tesoura ou sentar-se numa carteira escolar convencional. Esses objetos, como muitos outros (abridores de lata, instrumentos musicais de corda, baralhos, relógios) foram desenhados para ser usados por destros. Infelizmente, é difícil encontrar artigos para canhotos no Brasil.

Nos Estados Unidos, a loja The Left Hand (A Mão Esquerda, em inglês), localizada na Flórida, tem mais de 100 artigos feitos para canhotos. A relação vai de tesouras e canivetes suíços a relógios e baralhos. Para ver os produtos oferecidos, entre no site www.thelefthand.com.
A Microsoft e a IBM também têm acessórios para computador, como mouses, que podem ser usados indistintamente por destros e canhotos.

3 comentários:

  1. Tenho 23 anos de descobri que tinha lateralidade cruzada quando cursava a faculdade de Letras, estudando Neurolinguística (com 19 anos). Nunca tive problemas de aprendizagem, mas sofro com todo o resto...

    ResponderExcluir
  2. tenho um filho de 5 anos canhoto normalmente usa a mão esquerda para comer e escrever,no entanto usa o pé direito para chutar bola,será que problema de lateralidade?oque devo fazer para descobrir?me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  3. Ola sou recem formada e tenho mtas duvidas vou trabalhar com uma criança que nasceu pre matura e nao tem dominancia de mao ainda ele tem 4 anos ele pega com as vezes com a mao direita e depois com esquerda quais atividades posso estar aplicando para estimular essa criança.me ajudem por favor.

    ResponderExcluir