sexta-feira, 10 de abril de 2009

TATO


O tato é o sentido responsável pela percepção de diferentes sensações na pele.
A pele também é o maior órgão sensorial que possuímos.
Tal percepção somente é permitida por meio das terminações nervosas.Dos nervos as sensações são encaminhadas para o sistema nervoso central e chega até o córtex cerebral, onde são processados.

Apesar de ser o primeiro sentido desenvolvido no homem, o tato é importantíssimo para o crescimento, desenvolvimento e aprendizado da criança, pois por meio do toque ela consegue receber estímulos de outras pessoas, adquirindo confiança e auto-estima.
Além disso, o tato é o único sentido que se conserva atento no período em que o indivíduo está dormindo, funcionando como uma espécie de guarda do sono.

A sua função principal é :

-função proteção(defesa) do organismo sobre os perigos e as condições ambientais.
-função imunitárias é o principal órgão da regulação do calor, protegendo contra a desidratação
-discriminação qualidade objetos(peso,volume,temperatura,textura,consistência e tamanho)

Um papel importante de nosso sistema tátil é sua função protetora. O sentido do tato nos alerta sobre quando alguma coisa é aguda, quente, fria ou apresenta um perigo de qualquer outra forma. Aprendemos a notar essas coisas que podem representar perigo e respondemos afastando-nos delas.

Existem algumas partes do corpo que armazenam maior quantidade de receptores táteis. As mãos, os pés e os lábios são algumas dessas partes que possuem maior facilidade em receber estímulos por meio da pele.

São vários os receptores táteis, porém cada um com sua função específica:

-sensação dor
-sensação calo/frio
-sensação toque
-sensação pressão



Cada dia temos a possibilidade de conhecer e deixar que nos conheçam também por dentro de nossa pele, através do tato e do contato, que despertam emoções profundas.

Tocar a pele macia, fazer um carinho, dar um beijo... O toque é essencial na interação entre os pais e o bebê. Após o nascimento, o toque, por meio do abraço, do carinho, do beijo e da massagem, tem grande poder de fortalecer o vínculo. Bebês massageados dormem melhor, ganham mais peso, choram menos, ficam mais ativos e alertas e tornam-se mais conscientes sobre o que os rodeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário