sábado, 16 de maio de 2009

O que é disfunção de integração sensorial(DIS)?


Hoje em dia, ainda existe um grande desconhecimento relativamente à disfunção de integração sensorial(DIS). As primeiras descobertas ocorreram nos anos 70, quando a Terapeuta Ocupacional americana A. Jean Ayres, ao estudar o funcionamento cerebral, constatou que nas crianças diferentes podem-se encontrar também cérebros ligeiramente diferentes.
A terapeuta verificou que algumas crianças, apesar de apresentarem sistemas sensoriais intactos e de estes captarem a informação vinda do exterior, não conseguiam cruzar essas informações a nível cerebral.
O processamento inadequado de informação sensorial,pode gerar:
-dificuldades de aprendizagem
-problemas motores
-dificuldades no desempenho diário
designa-se de disfunção de integração sensorial(DIS)
Crianças com esta disfunção, apesar de serem inteligentes, não são capazes de ter um nível de realização de acordo com o potencial intelectual que possuem.

Existem vários sinais que podem ser indicadores da existência de uma disfunção da integração sensorial(DIS):
-pouca ou muita sensibilidade ao toque, ao movimento, a estímulos visuais e auditivos;
-problemas de coordenação motora e equilíbrio
-excesso de atividade ou lentidão
-comportamento impulsivo ou dispersivo
-atraso na fala e linguagem
-baixo rendimento escolar
-dificuldade para planejar os movimentos e estabelecer uma sequência de tarefas
-falta de força e tônus muscular
-dificuldade para se ajustar a situações novas
-baixa auto-estima
Estas dificuldades são notórias em diferentes contextos e não precisam de estar todas presentes para ser feito o diagnóstico.

Quando efetivamente a criança apresenta esta disfunção, é importante recorrer à terapia de integração sensorial. As crianças geralmente aderem muito bem a este tipo de terapia. Antes de iniciar, é feita uma avaliação para detectar os problemas e definir o programa de intervenção. Este programa é delineado por forma a que as atividades a desenvolver com a criança consigam proporcionar desafios adequados, estimulando o desenvolvimento e melhorando o seu desempenho funcional.

Este tipo de intervenção é desenvolvido por terapeutas ocupacionais, com especialização nesta área. Estes profissionais,além de promoverem o desenvolvimento de atividades que estimulam uma melhor integração sensorial, fornecem à família sugestões que vão no mesmo sentido.

Um comentário:

  1. quais são os tipos de atividades que podemos trabalhar?

    Simone
    simone_smorais@hotmail.com

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