segunda-feira, 25 de maio de 2009

TRANSTORNO POSTURAL


As crianças com transtorno postural encontram dificuldade de manter postura ereta para aqusições de aprendizagem.
São aquelas crianças que debruçam sobre a carteira ou escorregam na cadeira;geralmente o equílibrio é pobre e o tônus postural baixo,o que dá um aspecto preguiçosa,desmotivada e cansada.
Se a criança não tiver uma postura correta consequentemente terá dificuldade para aprender na escola já que os transtornos posturais atuam sobre a leitura e escrita.
Quando uma criança precisa concentrar os seus esforços para manter a postura sentada(alinhamento postural)ela não consegue de forma alguma manter o nivel atenção no processo de aprendizagem.
A dificuldade de manter a postura atrapalha o desenvolvimento de leitura e escrita de forma direta já que são necessários movimentos finos e mobilidade dos olhos.
A leitura se torna difícil por falta de atenção frequente e falta de movimentos oculares adequadaos.
A Lateralidade também não está bem definida,podendo apresentar alterações espaciais mostrando uma conduta inquieta e instável.
A escrita torna desgráfica e ilegível pela alteração do sistema postural.
Os transtornos posturais podem acarretar prejuizos no rendimento escolar,incluindo alterações de memória,linguagem,atenção,percepção e coordenação motora.

Os hábitos posturais corretos é extremamente importante para o desempenho escolar principalmente no processo de aprendizagem leitura-escrita e atenção.

Um comentário:

  1. Olá
    Muitos Parabéns pelo blog.
    Já agora pedia, caso fosse possível, alguns exemplos de actividades/exercícios para se trabalhar a postura.

    Obrigada

    ResponderExcluir