domingo, 4 de outubro de 2009

Dicas para os pais e professores



Dicas para os pais

-Estabeleça uma agenda de horários para as atividades de seu filho, ele deve Ter horário para acordar, comer, tomar banho, ver TV, fazer os deveres, brincar, e dormir. Uma rotina fixa contribuirá para que a criança se organize.
-Tenham momentos de atividades em família, contar pequenas histórias, brincar com algum jogo, atividades que possibilitem o sentar junto, o falar e o ouvir.
-Quando for fazer os deveres, procure um lugar tranqüilo, sem TV, sem música. Os brinquedos e objetos que não fazem parte da atividade devem ser guardados.
-Quando for pedir algo, ou dar uma ordem, faça de maneira clara, se necessário divida a tarefa, certifique se a criança entendeu.
-Estabeleça limites e regras claras, seu filho deve saber o que pode e o que não pode fazer.
-Seu filho deve estar sempre em companhia de um responsável, atravessar ruas, andar de bicicleta e outras atividades devem ser supervisionadas.
-Se interesse pelo desenvolvimento escolar de seu filho, vá a escola, converse com a professora, procure saber em que ela pode ajudar para melhor aprendizagem da criança.
-Demonstre seu amor pôr ele, diga que ele é importante pelo que ele é e não pelo que ele faz. Carinho e conforto em uma relação de confiança o ajudarão muito.

Dicas para os professores

-Procure conversar com os profissionais que atendem seu aluno, com todos os envolvidos no processo falando a mesma linguagem, será mais fácil auxiliar está criança.
-Coloque a criança sempre próxima à você, se possível longe de janelas e portas . As carteiras dispostas em circulo facilitam a visualização da turma.
-Construa com a turma regras claras do funcionamento da classe, deixe-as expostas.
-Comece a aula expondo a rotina do dia, fale do seu plano de aula, se necessário faça por escrito.
-Use recursos audiovisuais quando possível. Vídeos, retroprojetores, computadores.
-Busque assuntos de interesse da turma e os atuais que estão sendo vinculados na mídia.
-Trabalhe música teatro, parlendas, histórias da comunidade e da realidade de seus alunos.
-Se utilize do concreto, de imagens, de gravuras, faça perguntas, promova a participação em sala de aula.
-Faça intervalos para alongamento, idas ao banheiro, tomar água.Cante com seus alunos . Ficar muito tempo sentado é torturante.
-Faça atividades curtas, que exijam pouco tempo para serem realizadas. Aumente gradativamente este tempo conforme o progresso da criança.
-Mande deveres que a criança consiga realizar sozinha, ou com pouca interferência dos pais. Procure atividades que estejam dentro das possibilidades e limites dela, não sendo motivo de tortura para pais e filhos.
-Estimule a atividade em grupo, sempre trabalhando o respeito as diferenças.
Nunca exponha os erros e dificuldades da criança, gritos para chamar a atenção só pioram as coisas.
-Elogie sempre, recompense com bilhetes, cartões os pequenos progressos.
-Não faça da agenda escolar um diário de reclamações, chame os pais para conversarem, quando possível. Bilhetes de reclamação constantes tiram a confiança e baixam a auto-estima da criança.
-Crie um vínculo de afeto e confiança com seus alunos.

Um comentário:

  1. Adorei! provocou reflexão sobre a minha rotina em sala de aula e sobre as alternativas para auxíiliar não só as crianças com alteração sensorial, como também as que apresentam baixo rendimento escolar e que não tem diagnóstico.

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