terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Estágios do Desenvolvimento da Escrita



É fundamental, para a construção da escrita que a criança saiba que desenhar é diferente de escrever a partir desta diferenciação que a criança começa a se dar conta de que precisa algo mais do que um desenho para poder escrever, e então começam a aparecer em suas primeiras tentativas na escrita, a qual pode estar representada por “risquinhos”, “bolinhas”, “cobrinhas”...

Desenvolvimento da Escrita

1ano a 1ano e meio -rabisca papel
-tipos de rabisco:ondulado,circular,variados,combinações soltas
-imita o rabisco

2-3 anos -imita risco vertical,horizontal e circular no papel
-imita com dois ou mais riscos para fazer cruz

3-4 anos -copia linha vertical,horizontal e circulo
-traça losango,mas com ângulos arredondados
-imita cruz

4-5 anos -Copia cruz,linha oliqua direita,quadrado,
linha obliqua esquerda e cruz obliqua
-copia algumas letras e números
-alguns conseguem escrever o seu próprio nome

5-6 anos -copia triângulo e losango
-escreve o próprio nome (com letra de forma)
-copia a maioria das letras maiúsculas e minúsculas
-começa a formar letras com algum controle sobre tamanho,forma
e orientação das letras,ou linhas do papel.

6-7 anos -escrita letra cursiva
-produz letras maiúsculas e minúsculas legíveis

8-10 anos -produz escrita clara e legível tanto estilo forma quanto cursivo.

Fonte:sidney chu;Desenvolvimento da Escrita.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo site e obrigada pelo contributo. Acho importante toda esta informação estar disponivel e de forma tão elucidativa para a maioria. Eu sou educadora de infancia e psicopedagoga mas num mundo em constante evolução, é uma mais valia que uma profissional partilhe a sua sabedoria e o seu trabalho.


    A evolução da escrita é um assunto que me interessa pela complexidade que exige do humano. A nível neurológico, físico.. como tudo se processa?

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Prezada Johanna,

    Tenho um filho com 10 anos, que cursa o 5 ano e que apresenta dificuldade na escrita,ele tem bom conteudo na escola mas, a letra é quase ilegível,bem ruim mesmo,ele tem uma facilidade maior para escrever com letra de imprensa mas, a escola o tem forçado a escrever com letra cursiva.
    Na escola, me pediram que procurasse um fonoaudiologo mas, eu sou contra, porque acho que esse problema não é um fonaudiologo que vai resolver.Tenho procurado pela internet ajuda nesse sentido e encontrei seu site.Penso que no caso do meu filho a ajuda de que preciso,é de um terapeuta ocupacional.Será que você,poderia me ajudar,dizendo alguma coisa a respeito disso, o que devo fazer, como fazer, por favor, me dê alguma dica, já que eu não tenho recursos para arcar com a despesa de um profissional, eu mesma ajudaria meu filho em casa.
    Grata,
    Ângela

    ResponderExcluir
  3. Olá Angel,
    seja bem-vinda!
    vou tentar de ajudar mas gostaria de trocar algumas informações sobre o seu filho.manda o seu email.o meu johannamelofranco@hotmail.com.
    Na idade do seu filho,a criança já pode escolher a melhor maneira de escrita forma ou cursiva.mas o importante reconhecer todos os tipos de letra para leitura(livros,placas,rótulos,propagandas)
    Aguardo a sua resposta.
    abraços

    ResponderExcluir