sábado, 13 de fevereiro de 2010

DESTREZA E HABILIDADE MANUAL



Destreza manual é a capacidade para as mãos e os dedos para fazer movimentos coordenados. Fortes habilidades motoras finas, como as utilizadas para escrever, tricô, costura,tocar um instrumento e outras atividades que envolvem as mãos e dedos,exigem uma maior destreza manual.
A destreza pode ser qualificada quanto à proporcionalidade física ou não, tendo em conta que ainda temos no mesmo grupo,VELOCIDADE,FORÇA,RESISTÊNCIA.
Destreza também é uma maneira de dizer HABILIDADE,AGILIDADE,APTIDÃO.
Em crianças,a destreza manual normalmente é desenvolvido através de atividades que exijam também de coordenação motora e visual. Algumas crianças desenvolvem as habilidades motoras finas são mais rápidos e mais fortes do que os dos outros, e algumas crianças com fracas habilidades motoras finas são mais lentas para cópia de quadro,para as atividades colorir,desenhar,recortar e nas tarefas de casa.

Uma vez que existem muitas razões pelas quais as habilidades motoras finas e os associados destreza manual pode ser afetado, terapeutas ocupacionais pediátricos trabalham com crianças para melhorar a sua destreza manual.


Existem muitas formas de ajudar a melhorar as habilidades manuais do seu filho ou seu aluno através de exercicios com os dedos e mãos da criança.Algumas atividades para trabalhar a destreza manual são:
-atividades modelagem(massinha,argila,barro,areia e porcelana fria)
-atividades enroscar e desenroscar
-alinhavo
-dobradura
-costura na tela talagarça
-tocar uma instrumento
-brinquedos com legos(peças vários tamanhos)
-colagem com cereais,pedrinhas,emborrachado(tipo mosaico)
-confeccionar brinquedos com sucatas
(bilboquê,boliche,vai e vem,pião,maracá,quebra-cabeça,peteca,bola de meia,boneco de pano,porta-treco,cofrinho)
-brinquedos com legos(peças vários tamanhos)
Dica de livro:Confeccção de Brinquedos e Brincadeiras-Da Educação Infantil á Melhor Idade. Autora:Kacciani de Sousa Ferreira brinquedoscomsucata.blogspot.com

3 comentários:

  1. Não consigo realizar trabalhos manuais
    Nenhum,sou desajeitado em tudo: tem nome isso?como tratar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O senhor não está sozinho, eu também tenho dificuldade s paara fazer trabalhos manuais e processos mecânicos.

      Excluir