segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Escrita espelhada


Espelhar letras e números é comum no início da alfabetização.
Pesquisando sobre o assunto podemos ajudar os alunos a superar suas dificuldades.

Algumas trocas fazem parte, já que as crianças estão sistematizando suas hipóteses de escrita, porém alguns alunos espelham palavras e frases inteiras. Esta pode ser uma característica de DISGRAFIA. Mas isso não significa que as crianças que espelham letras e números sejam disgráficos! Os especialistas não consideram o ‘espelhamento’ um problema de aprendizagem, dependendo da idade da criança.
A disgrafia típica seria a escrita em espelho, ou escrita espelhada. A criança que escreve em espelho não tem uma representação estável dos traços componentes dos grafemas e possui apenas parte da informação, por isso, produz uma confusão e uma escrita em espelho.
Algumas das possíveis causas são:
-déficit no domínio da ação,
-da motricidade,
-da organização temporo-espacial
-dominância manual,
-distúrbios de atenção
-da memória
As maiores dificuldades são situar as diversas partes de seu corpo, umas em relação às outras, as noções de alto, baixo, frente, atrás e sobretudo, direita e esquerda. Cada letra é percebida isolada e corretamente, mas as relações que a criança estabelece entre elas não são estáveis, dependem do sentido de deslocamento do seu olhar, esquerda-direita, ou vice-versa.
O motivo mais comum para as crianças em fase de alfabetização escreverem espelhado relaciona-se à imaturidade dos neurônios, que ainda não permite à criança um domínio completo de posições e direções espaciais. A lateralidade também pode estar indefinida, impossibilitando o aluno de transferir as noções de direita e esquerda para algo externo a si próprio, no caso, a folha de papel.
A construção da escrita é um dos últimos processos de aprendizagem e um dos mais complexos a ser adquirido pelo homem.

Fonte:artigo escrito por Sintian Schimidt.

3 comentários:

  1. Olá, obrigado por me esclarecer, mas gostaria de saber quais atividades poderiam ser feitas para as crianças que apresentam essa dificuldade, para ajudar as crianças a desenvolver a escrita???
    Obrigada.
    Aguardo a resposta
    meu email: carolcarvalho_jf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. tambem gostaria de saber maia sobre atividades para essa dificuldade

    carlanunes.to@Outlook.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu filho é autista de grau leve (asperger), tem 9 anos e hora e outra escreve espelhado frases e até textos inteiros. isso é comum em crianças autistas?

    meu email é fercarrasco.vet@gmail.com

    ResponderExcluir