segunda-feira, 12 de abril de 2010

Adaptações físicas para aluno cadeirante


Que adaptações físicas devemos fazer na sala de aula considerando o aluno cadeirante e como adaptá-lo a sala de aula?

A escola que irá receber um aluno cadeirante necessita de um detalhado estudo sobre o seu desenvolvimento geral, seu histórico de aprendizagem, é preciso fazer um diagnóstico cuidadoso para saber se ele necessita de um "Plano Individualizado de Adequação Curricular".

É fundamental tratar essa aluno como uma pessoa com condições mentais normais, que necessita apenas de uma adaptação física e estrutural para melhor se adaptar ao ambiente e assim conseguir ser independente.

A integração em sala de aula é fundamental. A professora deverá conversar com seus alunos primeiramente sobre a deficiência do novo aluno, explicando toda situação do cadeirante.

Para incluir um aluno com deficiência física na escola é necessário que a escola possua adaptações coerentes com a necessidade do aluno como: portas largas, rampas de acesso, cadeira adaptada (deitar), mesa acoplada na cadeira de rodas, entre outros.

Os alunos precisam estar preparados para receber o colega deficiente. O professor deve explicar que deficiência física não tem nada a ver com deficiência mental, a deficiência física afeta a parte motora e não a parte cognitiva da pessoa. Muitas vezes a discriminação acontece pela falta de conhecimento, ou por não saber lidar com uma situação nova, que não é comum.

O aluno com limitações motoras na sala de aula

1.O aluno deve ficar sempre na frente e no meio da sala, pois isto facilita a sua atenção e integração na turma.
2.O aluno deve ser tratado com naturalidade e sua participação nas atividades em grupo deve ser sempre estimulada.
3.Poderá ser necessário que o aluno tenha um tempo maior que os outros para realizar as atividades, quando a sua dificuldade motora for também no membro superior. Lembre-se que ele tem esse direito.
4.Alguns podem utilizar-se de adaptações para escrita, máquinas de escrever ou até mesmo computadores para escrever.
5.Para as atividades extra-classe é importante avaliar previamente a acessibilidade do local para garantir que o aluno possa ir, sem maiores transtornos ou constrangimentos.
6.Quando o aluno tiver uma dificuldade cognitiva associada à limitação motora poderá ser necessária alguma adaptação curricular.
7.O aluno pode necessitar de algum auxílio ao entrar e sair da sala; ofereça ajuda, se puder e desejar.
8.A sala de aula deve ser organizada de forma a que o aluno cadeirante possa circular sem dificuldades.


Fonte:Fonte: http://grupotetraplegia.wikispaces.com/
www.deficienteciente.blogspot.com

13 comentários:

  1. Eu, Valdemir sou cadeirante, manuseio o computador com uma adaptação na cabeça, hoje tenho mais facilidade em manuseia-lo, aqui em minha cidade nós temos poucas oportunidades ainda tem muita coisa para mudar nesse nosso país.........espero que os nossos governantes olhe mais no lado dos cadeirantes.. Atenciosamente. Valdemir Gomes da Silva.........

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  2. ESTUDO COM PESSOAS CADEIRANTES, E PRATICAMENTE ACOMPANHO MUITAS DAS DIFICULDADES QUE ELES TEM COM RELAÇÃO A ACESSIBILIDADE,ATUALMENTE ELABORO UM PROJETO SOBRE O REAL SIGNIFICADO DO QUE É ACESSIBILIDADE, E ESTOU EM BUSCA DE FONTES,SITES....PARA APRIMORAR MEU PROJETO, GOSTARIA DE TROCAR INFORMAÇÕES COM VOCÊS.

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  3. olá querida amei seu blog já me tirou várias dúvidas, sou professora e esse ano vou encarar o desafio de ter um aluno cadeirante, não tenho formação nenhuma p isso, minha escola ñ oferece a formação e estou mto ansiosa c isso, to seguindo seu blog quero mto vc no meu cantinho p trocarmos informações wwwcantinhodatialucinha.blogspot.com akele abço

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  4. Olá, somos Ilma e Luciano nos temos um filho lucas de 8 anos que é cadeirante.
    Ele estuda numa escola paricular a 4 anos. O diretor da escola falou que em 2010 iria fazer a mudança da sala dele que é no segundo andar para o primeiro andar a mudança não foi feita. Para o ano de 2011 ele me garantiu que a mudança seria feita. Resultado: a mudança novamente não foi feita. Como resolver este problema?
    Desde já muito obrigado.
    Email: luck_mds@hotmail.com
    Ilma.acm29@hotmail.com

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  5. Olá Ilma e Luciano,
    já enviei um email pra vcs sobre a dúvida Acessibilidade na Escola Particular.estou enviando a lei sobre Acessibilidade procure conversar novamente com o diretor de forma clara e objetiva.Evita brigas entre escola e família.Se não ocorrer mudanças procure o Ministério Público da sua cidade. È lei!!!!
    Continua lutando pelo direitos do seu filho Lucas.
    Gostei bastante da sua dúvida e gostaria de publicar uma postagem no meu Blog sobre o seu comentário.pode?
    Aguardo a sua resposta.
    Johanna

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  6. EU VANESSA TENHO UM FILHO DE 12 ANOS QUE É CADEIRANTE E DESDE O ANO DE 2010 ELE ESTÁ EM UMA OUTRA ESCOLA PARTICULAR ONDE A EDUCAÇÃO FÍSICA E AS AULAS DE INFORMÁTICA SÃO FEITAS NO 3 ANDAR DA ESCOLA. MEU FILHO NÃO PODE PARTICIPAR DAS AULAS, JÁ QUE ELE É CADEIRANTE E A ESCOLA NÃO TEM RAMPA DE ACESSO SÓ TEM ESCADAS IMPOSSIBILITANDO MEU FILHO DE PARTICIPAR DAS AULAS. JA CONVERSEI VARIAS VEZES COM A DIRETORA E A RESPOSTA QUE TIVE É QUE NÃO TEM QUE SER DO JEITO QUE NÓS QUEREMOS E PEDIU PARA TER CALMA E ESPERAR. ESTOU ESPERANDO UM ANO E MEU FILHO NÃO PARTICIPA DAS AULAS DE INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA. O QUE EU DEVO FAZER? QUAIS SÃO OS DIREITOS DO MEU FILHO? ELE ESTÁ MUITO CHATEADO COM ISSO ENQUANTO TODOS OS SEUS COLEGAS VÃO PARA O 3 ANDAR PARTICIPAR DA S AULAS ELE FICA SOZINHO NO 1 ANDAR.

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  7. olá Vanessa,tudo bem?
    em relação a sua dúvida,é a mesma dos pais do Lucas(Ilma e Luciano) de acordo com as Leis Federais,segundo a Lei (Leis Federais nº 10.048 e 10.098/2000 e Decreto-Lei nº 5296/2004)."Dispõe sobre a acessibilidade escolar para os alunos portadores de deficiência ou mobilidade reduzida, nos estabelecimentos de ensino.
    já enviei um email com esclarecimento da Lei.
    Continue lutando pelos direitos do seu filho e nunca desista..
    Estou á disposição
    Grande abraço.
    Johanna

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  8. JOHANNA FUI ATÉ A ESCOLA MAIS UM VEZ CONVERSAR E TIVE A RESPOSTA QUE MEU FILHO NÃO TEM NECESSIDADE DE FAZER EDUCAÇÃO FÍSICA E QUE ESCOLA PARTICULAR NÃO É OBRIGADA A FAZER MODIFICAÇOES PARA ADAPTAÇÃO DE UM CADEIRANTE. E QUE NO MOMENTO ELES NÃO TEM COMO FAZER NADA.ESTOU INDGNADA COM ISSO TUDO!!!

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  9. Oi Vanessa,
    estou decepcionada com atitude desta escola.Fala com eles que existem vários atletas de Paraolimpiadas e com várias modalidades.entra no site http://www.paraolimpiadas.com.br/modalidades.html
    dê uma olhada nas fotos destes atletas na luta,dedicação e principalmente na força de vontade.
    Grande abraço!
    pode imprimir alguns artigos e divulgar na escola sobre os atletas das Paraolimpiadas

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  10. Vanessa,
    entra neste site
    Turismo Adaptado
    acessibilidade e inclusão no lazer e turismo


    http://turismoadaptado.wordpress.com/2010/09/06/paraolimpiadas-escolares-%E2%80%93-mais-de-1-200-atletas-de-21-estados-disputam-competicao-em%C2%A0sp/

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  11. Pessoal do Blog,
    dê uma olhada neste site sobre Turismo Adaptado.
    Adorei o site do Ricardo Shimosakai.
    Venda do livro digital sobre este assunto.

    A procura de estudantes e profissionais do turismo em obter mais conhecimento sobre o segmento de pessoas com deficiência e sua relação com o turismo, é algo que vem crescendo muito nos últimos tempos. Porém, a falta de material sobre o assunto também é grande. Percebendo essa disparidade, Ricardo Shimosakai decidiu fazer uma coletânea de diversos materiais sobre o assunto num único lugar, e aproveitando as tecnologias para agregar praticidade e baixo custo, colocou esse acervo num DVD.

    Este livro digital contém textos e apresentações em diversos formatos eletrônicos, arquivos de som, vídeo e foto relacionadas à acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida no turismo. Há materiais de diversos autores, dando abertura para opiniões e conceitos variados. Também abrange uma linha de tempo ampla, onde pode apresentar informações ultrapassadas para a atualidade, porém muito útil para entender a evolução deste segmento. São materiais predominantemente relacionados ao turismo acessível no Brasil.

    Para adquirir o material, o interessado deve fazer um pedido através do email ricardo@turismoadaptado.com.br solicitando dados bancários para efetuar o depósito no valor de R$35,00. Já está incluso o custo de envio para o território nacional, que será feito através do correio, e para tanto também deve ser enviado o endereço completo para a entrega. Assim que o depósito for efetuado e identificado na conta corrente, o material será enviado.

    Ricardo Shimosakai é Bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi/ Laureate International Universities, atua desde 2004 no segmento de Turismo Acessível. Diretor da Turismo Adaptado. Membro do Centro de Vida Independente Araci Nallin, Brazilian Adventure Society, SATH (Society for Accessible Travel and Hospitality) e ENAT (European Network for Accessible Tourism). Recentemente também foi convidado para fazer parte da diretoria da divisão Brasileira da IFTTA (International Forum of Travel and Tourism Advocates). Colunista dos portais de turismo EcoViagem e Diário do Turismo, também mantém um portal de notícias da Turismo Adaptado.

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  12. Olá!
    Serei estagiária de um menino cadeirante em uma escola de educação infantil no jardim.
    Gostaria de sugestões e brincadeiras adaptadas para incluí-lo.
    Obrigada pela atenção.
    Juliana.

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  13. Olá Johanna!
    Trabalho com a inclusão educacional de crianças público alvo da educação especial há nove anos. Atualmente sou professora universitária e também atuo em Sala de Recursos (AEE). Amo o que faço! Adorei seu espaço, muito organizado e postagens super interessantes. Mais do que sugestões, você demonstra saber o que está fazendo. Parabéns!
    Ana Cristina Araújo - Bom Jesus da Lapa/BA
    Pedagoga/Psicopedagoga/Especialista
    em Educação Inclusive e Atendimento Educacional Especializado.

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