sexta-feira, 2 de abril de 2010

Adaptações para os materiais escolares


A tecnologia assistiva é um auxílio que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional deficitária ou possibilitará a realização da função desejada e que se encontra impedida por circunstância de deficiência.
Não deve se voltar unicamente a promover uma habilidade no aluno, fazendo com que ele realize tarefas como as de seus colegas. A TA na educação será o meio pelo qual esse aluno possa fazer do seu jeito e assim ele se tornará ativo no seu processo de desenvolvimento e aquisição de conhecimentos.

Dicas de algumas adaptações de jogos e materiais escolares:

-Jogos Variados


Jogos utilizados em sala de aula também podem sofrer adaptações para que o aluno consiga participar com autonomia.
-Quebra-cabeças com velcro.

-Jogos das cores- confeccionados com tampinhas coloridas, caixa de papelão, papel contact, velcro, folhas coloridas e latas revestidas de cores. O aluno brinca fazendo a correspondência das cores e depois pode explorar outros conceitos como quantidades.

-Jogos de Matemáticas-Tampinhas, cartões plastificados,velcro e desafios matemáticos.


-Jogos estimulam a Leitura e Escrita-confeccionados com cubos de madeira,letras em EVA,tampinhas,figuras,impressas,papelão,contact,velcro.

-Escrita
Caso o aluno se canse muito ou não consiga escrever utilizando o lápis ou a caneta, mesmo, adaptados, poderemos pensar em outras soluções para a escrita.
Levando em conta à habilidade de preensão do aluno e também ao seu controle motor.



-Engrossadores de Lápis
Pode ser feito com espuma macia,emborrachados(EVA),Uma bola de borracha encontrada em farmácias e que faz parte do “sugador de leite.


-Podemos confeccionar engrossadores de lápis, pincéis, giz de cera, rolo para pintura e tubo de cola colorida, utilizando esponja


-Durante a escrita ou desenho é comum quebrar a ponta do lápis. Será que é possível meu aluno fazer a ponta de seu lápis se consegue manejar bem somente uma das mãos?


-Manusear o livro -Para melhor visualizar o texto e as gravuras, em alguns casos, é recomendável colocar o livro na altura dos olhos do aluno, com o auxílio do plano inclinado.


-Separador de páginas-Colando feltro adesivo entre uma página e outra.


-Auxílio para virar a página com velcro-Colar um pequeno velcro em cada pé de página do livro e confeccionar uma luva de dedo, com velcro oposto na ponta. O contato do dedo da luva, com o velcro da folha, facilitará a ação de virar a página.


-Tesoura adaptada com arame revestido exige o movimento de fechar a mão.


-Tesoura adaptada com suporte fixo exige somente o movimento de bater.



Fonte:escrito por Eliane Ramos

13 comentários:

  1. Como é importante o trabalho realizado Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Eu peguei um texto seu relacionado ao tato, numa postagem sua, antiga com a foto de dois bebes se abracando...

    Nao sei se vc tem orkut, mas gostaria de convida-la para a comunidade "Um toque... One touch..." em http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=100284641

    meu e-mail eh dan.alencar84@hotmail.com

    Bom dia!!

    ResponderExcluir
  3. Com informação tudo se torna mais fácil.

    Obrigado pela partilha.

    Irei aparecer mais vezes.

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal,
    obrigada!adoro ler os recadinhos.
    beijos
    Johanna

    ResponderExcluir
  5. Parabéns por postar essas informações...
    Muito interessante para educação inclusiva...
    Fonoaudióloga Ingrid

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Johanna,seu material é muito rico e importante para nós profissionais.
    Fiz um curso execelente sobre jogos,deixo aqui a dica do site: www.psicopedagogiaonline.com.br
    Curso:JOGOS INSTRUMENTOS DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
    Autora e tutora: Marisa Belmudez

    ResponderExcluir
  7. Achei teu site maravilhoso!!!Ainda não consegui ler tudo, mas estou encantada! Sou pedagoga no RS e encontrei teu site em um momento de muita apreensão para resolver algumas questõs com alunos!
    Obrigada por dividir teu conhecimento!

    ResponderExcluir
  8. Olá Joana, gostaria de uma dica tua, tenho um aluno de 9 anos que tem traços de autismo, percebi que ele segura o lápis de forma diferente, ainda está na fase palmar, então tenho dúvida de como fazer para corrigir isto? Posso corrigir ou não devo, como seria a melhor forma de proceder.

    Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  9. Onde encontro este plano inclinado para comprar?

    ResponderExcluir