sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Como exercícios de ombro para as crianças podem melhorar escrita?


Como exercícios de ombro para as crianças servem para melhorar a força e a estabilidade dos músculos da cintura escapular.

Mas porque os músculos da cintura escapular é tão importante?

Quando os grandes músculos da cintura escapular trabalham em conjunto, eles fornecem estabilidade para os pequenos músculos da mão e do braço realizarem um maior mobilidade de forma eficaz.

Isso significa que seu filho pode aprender a cortar com tesoura e escrever sem se cansar. Outras tarefas motoras finas, como trabalhos artesanais, amarrar cadarços etc são também muito fáceis de realizarem quando os músculos da cintura escapular apresentarem uma boa estabilidade.

O meu filho tem pobre estabilidade do ombro?
-Será que a criança usa os movimentos do braço quando está colorindo ou desenhando (em vez da mão e movimentos dos dedos)?
-Como a criança escreve? ela usa movimento do braço e ombro(em vez dos movimentos dos dedos?)
-Será que a criança fica tensa até o pescoço e os ombros enquanto ela tenta recortar com uma tesoura ou usar uma faca e garfo?
Embora a criança tenta uma tarefa pela primeira vez,ela pode realizar alguns movimentos dos braços desajeitadamente ou de forma exagerada, mas com o seu desenvolvimento,a criança deverá relaxar o ombro e braço e iniciar uma maior mobilidade dos dedos.
Mas se a sua criança realiza alguma tarefa motora fina(como colorir,desenhar,escrever ou recortar)com a tensão nos ombros, então ela pode ter alguma dificuldade.


Se você responder sim a alguma destas perguntas, então o seu filho pode beneficiar de fazer esses exercícios para o ombro.

Divirta-se!

-Rastejar
Você precisa: um trecho de chão
Como fazê-lo:
Este é um grande obstáculo ou siga-meu-líder atividade (especialmente se um adulto está envolvido!) Pergunte ao seu filho deitar sobre sua barriga e depois avançar com os cotovelos para puxar-se junto. Fazê-lo debaixo de mesas e cadeiras é um grande incentivo, e como uma atividade ao ar livre.

O grande impulso
Você precisa: você e uma parede
Como fazê-lo:
Diga ao seu filho a parede está caindo, e pedir-lhe para empurrá-lo para mantê-lo. Certifique-se que ele tem apenas as suas mãos na parede (no ombro), e tentar manter os cotovelos ligeiramente dobrados.

Caranguejo
Você precisa: não há caranguejos! Apenas o seu filho e um trecho de chão.
Como fazê-lo:
Pergunte ao seu filho para chegar a esta posição (uma demonstração de um adulto é geralmente melhor, assim que começar a andar!). Peça à criança para andar para trás, como caranguejo, para um destino e voltar.

Andar com a bola na parede
Você precisa: uma bola de ginástica para adultos e uma parede lisa
Como fazê-lo:
Pedir ao seu filho para virar para a parede, e colocar as mãos sobre a bola.Usando as duas mãos juntas, mas que se deslocam-los em um movimento de andar.Ele deve "andar" a bola até a parede até o centro da bola é um pouco acima do nível do ombro.

Empurrar a cadeira para baixo
Você precisa: umacadeira de criança sem braços
Como fazê-lo:
Coloque suas mãos em cada lado de sua cadeira e empurrar para baixo. Mantenha por 5 segundos.Depois pedir para o seu filho para levantar os pés do chão e mantê-los fora, enquanto a elevar sua parte inferior,e segure por 5 segundos. Um ótimo exercício para fazer antes de escrever.

Apertar as mãos
Você precisa: Apenas suas mãos
Como fazê-lo:
Um exercício de ombro grande para as crianças para a prática antes de iniciar uma tarefa de escrita.Peça ao seu filho para você copiar como você demonstrar: coloque as palmas das mãos, com cotovelos e antebraços na horizontal como na foto.

No parque

Exercícios para os ombros para as crianças devem ser sempre divertido, e que melhor lugar para se divertir do que um parque!
Incentive seu filho a se levantar em uma corda ou em uma rampa
Todos os escalada é ótimo para fortalecer os músculos da parte superior do corpo.

2 comentários:

  1. Seu blog é demais , alem de contribuir de forma pratica tanto aos pais quanto a profissionais sejam educadore como eu terapeutas ou prof de ducação fisica ,com certeza sua ajudar estara de alguma forma tambem te beneficiando parabens continue assim

    ResponderExcluir
  2. Nossa, dra. Johanna! Estou simplesmente encantada com o conteúdo do seu blog.

    Gostaria de testemunhar aqui que esses exercícios para estabilidade do ombro são realmente fundamentais.

    Minha filha mais velha, aos cinco anos, tinha dificuldades com a escrita. Então, ouvi dizer que braquiação era bom pra melhorar a escrita. E não pensei duas vezes. Mandei construir um braquiador (escada horizontal), e botei no meio da sala (porque eu moro em apartamento).
    Se quiser ver a foto do "trambolho", está aqui:

    http://ensineseubebe.blogspot.com/2010/09/locura-loucura-loucura.html


    E aqui, o vídeo da minha filha braquiando:

    http://www.youtube.com/watch?v=RuNo4-i9uzI&feature=player_embedded

    Dra., foi impressionante como em uns 4 ou 5 meses, a letra dela passou de mais feia da sala a mais bonita.

    Beijos
    Ana Júlia

    ResponderExcluir