terça-feira, 1 de março de 2011

Meu filho precisa de Terapia Ocupacional?



Se seu filho está tendo dificuldade com o funcionamento do dia-a-dia em casa (Alimentação, Higiene, Vestuário, Brincar ou na escola). A criança deve ser avaliada por uma Terapeuta Ocupacional Infantil. O tratamento é concebido para apoiar a criança e sua família quando encontram dificuldades em qualquer uma das seguintes áreas: Motricidade grossa, Motricidade fina, Lateralidade, Brincar, Comportamento, Sensorial  ,Escola e Atividades de vida Diária -Alimentação/Higiene e Vestuário.


HABILIDADES motora fina
-Dificuldade preensão do lápis
-Dificuldade graduação da força na escrita
- letra ilégivel e lentidão escrita
-Dificuldade com manuseio da tesoura
-Dificuldade em manipular as ferramentas, como faca, garfo, colher
- Dificuldade de definição da mão dominante destro ou canhoto (lateralidade indefinida) 2-3 anos
- Dificuldades com cores, desenho, traçado
- Dificuldade para  amarrar os sapatos, fazer botões(abotoar e desabotoar),abrir/fechar ziper,desembrulhar uma bala,abrir um pacote de biscoito,enroscar e desenroscar,utilizando utensílios domésticos

HABILIDADES Motora Gossa e Lateralidade
-  falta de coordenação motora, desastrada
- confunde os movimentos de esquerda e direita
- baixo tônus muscular
-  falta de equilíbrio
-  pobres habilidade com bola
-  medo de pés saindo do chão
- dificuldade de coordenação de ambos os lados
- Dificuldade cruzamento da  linha média


Atraso no Desenvolvimento
- Dificuldade nas etapas de desenvolvimento de sentar, engatinhar e andar
- Dificuldade motricidade grossa, fina e lateralidade um nível adequado para idade
-Dificuldade alcançar,preensão,soltar,transeferir um objetos de uma mão para outra.
-Habilidades bimanuais (uso de ambas as mãos) para manipular explorar objetos de vários tamanhos

PROBLEMAS Integração Sensorial
- reação excessiva hiper- sensíveis para som, toque ou movimento,
- em resposta a certas sensações ou seja, alta tolerância à dor, não percebe cortes / machucados
- em constante movimento, saltando, batendo, batendo -agitação psicomotora
- facilmente distraídos por estímulos visuais ou auditivas
- emocionalmente reativa
- dificuldades de lidar com a mudança
- incapacidade de auto -regulação

Desordens do espectro autista e Síndrome de Asperger
- dificuldades de interação social eo envolvimento com a família
- dificuldades com o processamento sensorial
- dificuldades com a mudança para novos ambientes
- excessivamente centrada(fixações objetos por exemplo,carros,trens e dinossauros)
- não lidar no ambiente escolar

Dificuldade de Aprendizagem
- incapaz de se concentrar e focar na escola
- facilmente distraídos
- dificuldade em seguir instruções e completar o trabalho
- fadiga com o trabalho escolar
- controle pobre do impulso
-  hiperatividade ou de baixa energia
- dificuldade para aprender novo material

Processamento Visual
- Dificuldade viso-motora e viso-espacial
-espaçamento e tamanhos de letras
- contato visual pobre
- dificuldades com o acompanhamento e cruzamento da linha média
- dificuldade de encontrar objetos entre outros objetos
- dificuldades de cópia de quadro
- confunde direita e esquerda


Brincadeiras,Jogos e Brincar
- Dificuldade brinquedos encaixar,empilhar,montar e desmontar
- precisa de orientação de adultos para iniciar o jogo
- dificuldade de imitação
- não explora os brinquedos de forma adequada
- participa de jogos repetitivos por horas, por exemplo alinhando brinquedos
-  Dificuldade interação com os colegas / irmãos nas brincadeiras


Nenhum comentário:

Postar um comentário