quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Caso Clínico Transtorno Processamento Sensorial 1

 Júnior, 3 anos , com diagnóstico Transtorno Processamento sensorial, sempre chora ao entrar na escola e se recusa a ir á aula. A terapeuta em Integração Sensorial observa sinais de defensividade tátil (hipersensibilidade para estimulo tátil) e nota que a entrada na escola é comum que as crianças se agrupem por turma, se abraçando umas ás outras. Como Júnior é o menor da turma ele é literalmente agarrado por todos os coleguinhos,o que desencadeia choro imediato.

No caso do paciente Júnior, o comportamento choro e irritabilidade desencadeia no momento da chegada dos colegas para abraçar e beijar (maior contato físico).
Um dos pontos  essenciais para ajudar a criança é antecipar situações problema e agir antes das crises ocorrerem. Ou seja, pais e professores,com ajuda do terapeuta podem examinar as rotinas diárias e verificar em que tipo de situação a criança perde o controle.

Neste caso, foi sugerido  para facilitar a rotina diária da escola que a criança chegue alguns minutos mais tarde e vá direto para sala,evitando o contato físico estressante com os colegas.Júnior não chora mais para ir á escola.


Fonte:Intervenções de Terapia Ocupacional; Lívia de Castro Magalhães

2 comentários:

  1. oi Johanna adoro seu blog, sou sua seguidora e tenho um blog também embora bem simples pois, sou iniciante e estou me aperfeiçoando.
    Mas, o que gostaria de saber é sobre um aluno que tenho como devo agir para melhorar-lo: ele é agressivo, belisca, bate, corre o tempo todo, fura as outras crianças com lapis, so que ficar no patio e nao ouve a professora falar. o que fazer? ele esta no pré 2.

    ResponderExcluir