quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Posicionamento para escrita




Muitos problemas que os alunos apresentam na escola como falta de atenção e dificuldade na escrita podem estar relacionada com a postura sentada inadequada. Algumas adaptações de posicionamento ou ajustes mesa e cadeira facilitam a uma boa postura e o processo de aprendizado.
 A postura sentada correta é importante quando se trata de caligrafia e atenção. A altura da cadeira, mesa ou superfície de escrita podem afetar seriamente a habilidade da criança para escrever e a aprendizagem

Criança com a postura correta presta mais atenção à aula.

A cadeira precisa ser ajustada à altura de cada criança e principalmente que ofereça apoio para as costas. O assento deve ser confortável e rígido, para impedir que a pessoa escorregue ou afunde. Na carteira ergonômica os pés encostam no chão, com joelhos formando ângulo de 90 graus, assim como braços e cotovelos sobre a mesa.
A postura sentada inadequada pode causar movimentos compensatórios, limitações de movimentos, fadiga, dores nas costas e consequentemente falta de atenção. 

4 comentários:

  1. Johanna, Boa noite!
    Muito bom o post, porém, infelizmente, nas escolas muitos alunos de 7 e 8 anos ocupam durante o dia a mesma carteira que é ocupada à noite por alunos do ensino médio, constatando, portanto, que esta carteira será inadequada para ambos. Está é a realidade... Valeu pelo esclarecimento!! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. olá Johanna ... encontrei seu bog fazendo uma pesquisa na internet, me tornei seguidora e estou encantada pelo seu cantinho,sou estudante de pedagogia e apaixonada por crianças... parabéns e muito obrigada pelas dicas!!!

    ResponderExcluir